Guirlandas Natalinas

Elas são o primeiro elemento decorativo que avistamos ao chegar em nossa casa avisando que estamos no período que antecede o Natal. Na porta que dá para a rua ou para um hall de entrada, as guirlandas dão as boas-vindas à quem chega.

Lindas, surpreendentes e charmosas são confeccionadas em diferentes materiais, todos os anos me surpreendo com a criatividade do resultado final.

Se você gosta de se aventurar no mundo do faça você mesmo, que tal inovar e pendurar na porta um enfeite feito por suas próprias mãos? A minha querida amiga Berna, confeccionou com CDs a guirlanda que esta na porta da sua casa, numa proposta bem sustentável e reaproveitando materiais.

Mais alguns exemplos de guirlandas que mostram como é possível criar com materiais que temos em casa, exemplo grampos de roupa, rolinhos de papel higiênico e rolhas – essa eu adoro!

Selecionei algumas ideias tradicionais e outras mais inovadoras para te ajudar na escolha do seu arranjo.

Estilo Escandinavo | as guirlandas seguem um tom minimalista: uso de madeira, predominância de cores como preto, branco e cinza em lugar do vermelho, verde e dourado. Acho “chic” demais!

Plantas Naturais | Ramos de Oliveira – simples – compõe muito bem o estilo clean e muito limpo, sinos arrematam com harmonia a guirlanda. Esse exemplo, me remete de maneira imediata a data tão especial do nascimento do menino Jesus e toda simplicidade que o momento envolveu.

Tradicionais | Guirlandas redondas, predominância do vermelho e verde, bolas natalinas e laços. Essa é a definição do estilo tradicional, com as cores e enfeites mais conhecidos do Natal. 

É possível inovar, o formato permanece mas, em cores inusitadas, como o azul.

Em Feltro | Elas são delicadas, lúdicas e uma fofas. O feltro é um material acessível e barato. Essa tem um rostinho de papai noel, flores de Natal e até um charmoso sino.

A história da Guirlanda de Natal | Um círculo de galhos secos entrelaçados com folhas e flores que a embelezam, isso é uma guirlanda. Um dos enfeites de Natal mais conhecidos, e que antecede o nascimento de Jesus Cristo. Afinal, esse era um dos adornos mais presentes em rituais pagãos realizados no solstício de inverno no hemisfério Norte.

A guirlanda de Natal era muito importante, pois eram colocadas nas portas das casas para dar “boas-vindas” aos Deuses. Assim, eram considerados sagrados, e por isso eram feitos com ramos de pinheiros, azevinhos, heras ou de outras árvores e plantas consideradas poderosas.Por volta do século XIX, as guirlandas de Natal foram incorporadas pelo Cristianismo. Foi então que muitos passaram a chamá-las de coroa do advento. Esse era o nome dado a um período de quatro semanas que antecede o Natal. E essa coroa do advento era adornada com 4 velas coloridas, além dos ramos e das flores.

Apesar dos anos que se passaram, a guirlanda de Natal não é apenas uma decoração natalina. Elas ainda são colocadas nas portas, pois existem crenças nas quais elas representam paz, prosperidade e recomeço. Por isso, se você quer um fim de ano repleto de felicidade, entendimento e tranquilidade, o que acha de pendurar uma na portar da sua casa? Ainda da tempo!

Imagens | Reprodução Pinterest

(Visitada 787 vezes, 1 visitas hoje)