A montagem do presépio

A data para começar a decorar, segundo o catolicismo, é no primeiro domingo do Tempo do Advento, ou seja, um mês antes do nascimento de Cristo. Neste ano de 2022, é no dia 27 de novembro quando começa a tradição da decoração de natal, com a montagem da árvore natalina.

De acordo com a tradição cristã, a árvore deve ser montada quatro semanas antes do Natal, ou seja, nesse ano, no dia 27 de novembro. Estas semanas que antecedem a data natalina, chama Advento, sendo um tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo. É por isso que nesse período já podemos ver casas e lojas decoradas com guirlandas, estrelas, bolinhas entre outros enfeites de Natal.

Outra decoração tradicional dos católicos são os presépios, e estes costumam ser armados um pouco depois da árvore de Natal. A data certa para a montagem é o terceiro domingo do Advento, este ano, cai no dia 11 de dezembro. E simboliza o momento que o Anjo Gabriel anuncia a chegada de Jesus a Maria.Acredita-se que a tradição de montar presépios nasceu com São Francisco de Assis – e há muito tempo: meados de 1223. Ele queria mostrar aos camponeses como tinha sido o nascimento de Jesus, mas não sabia bem como fazê-lo. Daí teve a ideia de montar vários bonequinhos de barro.

No Brasil, a tradição de montar presépio chegou no século 17. O religioso Gaspar de Santo Agostinho montou o primeiro em Olinda, Pernambuco.Um dica de onde montar | O cômodo mais indicado é a sala, por ser o espaço de confraternização da família. Vale colocá-lo próximo à árvore de Natal, ou até montar um cantinho especial, como um espaço no buffet ou aparador.

Imagens Pinterest.

(Visitada 354 vezes, 1 visitas hoje)