Natal Encantado 2018 | Eu Acredito na Magia do Natal

A cidade entrou no clima natalino, na sexta-feira dia 28 de setembro. O Teatro Eunice Sartori – Espaço da Arte “vestiu-se” de Natal para o lançamento do NATAL ENCANTADO 2018, com o tema Eu Acredito na Magia do Natal.

Eu amo Natal, confesso que me emocionei em vários momentos, lembranças ternas da data, afloraram em minha memória com todas surpresas encantadoras preparadas para a noite: música, dança, coral, banda e a figura lúdica do Papai Noel, tudo muito bem orquestrado pelo Departamento de Cultura de Francisco Beltrão, que tem à frente uma equipe muito competente e comprometida liderada por Mariah Ivonete da Silva.

O Natal Encantado de Francisco Beltrão, realizado pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura para o ano de 2018, foi pensado dentro desses princípios e pretende incentivar as pessoas a conhecerem o verdadeiro espírito do Natal, estimulando a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, aos símbolos e sentimentos alheios, à natureza e à religiosidade de cada um – Um natal de paz!

Com o tema “EU ACREDITO NA MAGIA DO NATAL” pretende-se estimular as pessoas a acreditarem no encantamento desta data, renovando as esperanças para um mundo melhor através da sensibilização, da caridade, da gratidão, do amor através de ações concretas de solidariedade e compaixão.

Ao ouvir a Mariah falar que “A magia natalina tem um propósito belíssimo de aproximar as pessoas daquilo que a vida tem de melhor para ser sonhado, usufruído e partilhado” nos torna sensíveis a causa humana e mais, Papai Noel existirá enquanto as pessoas acreditarem, sejam crianças, adolescentes, adultas ou idosas, porque o encanto do natal está dentro de cada um de nós.

Para esse ano a programação natalina será grandiosa, através de uma decoração lúdica e atrações artísticas de cunho cultural, como oficinas, atividades recreativas e apresentações culturais, além de cenários encantadores, compostos por elementos tradicionais natalinos.

A Praça Dr. Eduardo Virmond Suplicy (Praça Central) receberá a VILA DE NATAL. Uma encantadora vila cenográfica que remete aos pequenos povoados rústicos do século XIX, um vilarejo alegre para receber os visitantes na época mais linda do ano: o Natal. Decoração, guloseimas, presentes, brincadeiras e músicas evocam o verdadeiro espírito natalino.

A CASA DO PAPAI NOEL será dentro da vila, uma casa em tamanho real para as pessoas entrarem e posarem para fotografias. A casa do Papai Noel será real, com todos os cômodos de uma casa tradicional (quarto, cozinha, banheiro, sala e varanda). O Papai Noel irá receberá as crianças nesse espaço, dá pra imaginar o encantamento dos “pequenos”. O local terá o “aroma/cheirinho” do Natal e na cozinha biscoitos natalinos, tudo para encantar e encher os olhos de quem passa por lá para fazer uma visitinha ao bom velhinho. Hum…delícia neh?!. Na porta da residência do bom velhinho, o trenó estará estacionado.

As HISTÓRIAS DO NOEL elas terão um espaço reservado em uma das casas da vila. A contação de histórias do Natal será de cunho educativo, encantador e realizada por profissionais da área. Tem o objetivo atingir o público infantil e infanto-juvenil.

Ele é um dos grandes símbolos do Natal, para 2018 o será PRESÉPIO INTERATIVO, montado em frente a igreja, com personagens que levam os visitantes a conhecerem a história de cada personagem do presépio.

ILUMINAÇÃO será um show a parte, nas cores do Natal. Além dos locais já iluminados no ano passado, esse ano será ampliada para outros locais e ruas.

A novidade é a ESTAÇÃO NOEL, será um local própria e destinado exclusivamente ao embarque e desembarque de passageiros que levam as crianças no trenzinho do Papai Noel. A Estação Noel contará com toda estrutura e segurança para os passageiros, monitores estarão ajudando no trabalho com as crianças.

Uma das atrações e novidade para o Natal de Francisco Beltrão, será o CINEMA DE NATAL. Um cinema infantil voltado para crianças, com exibição de filmes sobre o Papai Noel e alusivos ao Natal.

ÁRVORE DE NATAL INTERATIVA onde as crianças poderão deixar sua cartinha para Noel. E o mais bacana, toda vez que uma criança deposita sua cartinha na caixinha do correio que fica na árvore, os anjos jogam estrelas para cima.

E tem mais, os ÔNIBUS COLETIVOS DECORADOS receberão uma iluminação especial no período do natal, em parceria com a empresa Guancino. A RODA GIGANTE e o CARROSEL farão a alegria das crianças, ambos estarão iluminados com as cores do Natal.

Em parceria com artistas e outros segmentos da sociedade beltronense serão oferecidas OFICINAS DE NATAL, um espaço dedicado para confecção de cartões natalinos, confeito de biscoitos de natal para crianças e enfeites para árvores de natal e portas de casa.

A FEIRA DE ARTESANATO, acontecerá com cunho natalino,os artesãos poderão comercializar seus produtos e será coordenada em parceria com  a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico.

Esta previsto um CONCURSO DE PRESÉPIOS, coordenado pelo Departamento de Cultura em parceria com artistas plásticos.

Diariamente acontecerão apresentações musicais no PALCO CULTURAL e a ÁRVORE CANTANTE, será um sucesso, instalada no calçadão com apresentações semanais.

Outra novidade super bacana, a CARAVANA DO NOEL. O programa Natal nos Bairros levará personagens do Natal, a fanfarra Municipal e o Papai Noel para escolas de diferentes localidades do município. A atração principal um espetáculo musical com dança, efeitos especiais, interação com o público e artistas circenses para levar o público a uma fantástica aventura que resgata o Papai Noel.

São muitas ações do Deparamento de Cultura para o período de festas natalinas.  A abertura será dia 30 de novembro, no Calçadão com um grande espetáculo, com programação até dia 23 de dezembro. A permanência da decoração é até dia 06 de janeiro 2019.

O espetáculo para a ABERTURA DE NATAL, chamado UM PRESENTE DE NATAL. Um musical que conta a história de uma criança que sonha em conhecer a fantástica fábrica do Papai Noel.  Ao escrever uma carta ao bom velhinho, ela pede que seu presente de Natal seja conhecer onde os brinquedos são fabricados. Ela adormece, e ao sonhar, toda a MAGIA ACONTECE. Ao chegar neste local mágico, a menina encontra os ajudantes do Papai Noel, e juntos desbravam sua Fábrica e todos os personagens do universo natalino:  Soldados de chumbo, bonecas, confeiteiras, bengalas, gnomos, a Mamãe Noel, até o grande momento de encontro com o Papai Noel.

Lembrando que diariamente acontecerão as PARADAS NATALINAS, quando personagens lúdicos e encantadores receberão o público. E ainda temos o JINGLE DE NATAL, composição e voz do cantor Renato Tesser, música que vai prender a nossa atenção e fixar na nossa memória.

O Departamento de Cultura conta com o auxílio de grandes PARCERIAS para a realização do evento, são eles: KNN Escola de Idiomas, CDL, Associação Comercial, Debetran, Secretaria do Urbanismo, Secretaria Desenvolvimento Tecnológico, Secretaria da Agricultura, Ipub, Garagem Municipal, Departamento de Comunicação, Departamento de Licitações, Assessoria Jurídica, Sociedade Rural, Rotarys de Francisco Beltrão, Associação de Senhoras Rotarianas, Coral Municipal, Banda Municipal, Fanfarra Municipal e Artistas Beltronenses.

Informações e Imagens | Departamento de Cultura – Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão.

(Visitada 228 vezes, 1 visitas hoje)