1ª Semana de Artes Plásticas

A nossa cidade esta sendo agraciada com a 1ª Semana de Artes Plásticasentre os dias 23 a 28 de abril, no espaço multiuso do calçadão. A programação é para agradar a todos: pintura, escultura, música e atividades como: worshop, palestras e oficinas.

A arte nos permite trocas afetivas e um convite para pensar nossos modos de existência e criar outras relações com o mundo. Entendo que a arte pode ser  um dispositivo importante para um mundo com outros olhares, novos modos inventivos e sensíveis ao outro. A arte pra mim, é uma potente ferramenta para resignificar o mundo a partir de olhares receptivos. Um caminho possível para extrairmos do presente forças para criarmos um outro agora.

Mariah Ivonete da Silva, Diretora do Departamento de Cultura – profissional competente e conhecedora da área, faz sua fala de maneira a agregar ao evento: “convidamos todos a produzir conosco, na 1ª Semana de Artes Plásticas, esse espaço de criação, socialização e senso estético”.

Entre algumas das atrações diferenciadas teremos show de Rap, Grafitagem no palco principal, a participação do curso de Arquitetura, da Unipar, Palestras e Curso de Artes, da Famper. Todos imperdíveis!

Alguns grandes artistas que estarão expondo e participando da 1ª Semana de Artes Plásticas.

Graça Damschi, Artista Plástica residente em Francisco Beltrão, graduada em Pedagogia e Artes, especialista em Arte Educação, Artes Visuais, Metodologia e Didática no Ensino das Artes, Arte Terapia, Neuropsicopedagogia, Educação Infantil Alfabetização, Gestão Educacional, Docência no Ensino Superior, proprietária do “Ateliê Artes com Graça”, situado no bairro da Cango e professora da Faculdade FAMPER de Ampére, desenvolveu suas artes desde a infância como autodidata, e foi sempre se aperfeiçoando. Entre seus trabalhos destaca-se: Pinturas em telas, Tecido, Madeira, Gesso, telas plásticas e desenvolve ainda alegorias para espetáculos em diferentes materiais inclusive espuma, trabalha com maquiagens artísticas tanto educacionais quanto para espetáculos. Busca no âmago da Arte explicações para as neuroses e também para compreender a vida de forma mais leve.

Ivonete Donatti de Medeiros | Natural de Francisco Beltrão – PR, graduada em Pedagogia. Atua na área de Artes como artista plástica e professora de pintura em Ateliê desde 1989 (28 anos). Trabalha com diversas técnicas de pintura (tela, tecido, madeira, gesso, cerâmica, porcelana) além de desenho e aquarela. Participação em feiras e exposições com destaque para: Espaço Cultural Banco do Brasil – 1990 | Casa da Cultura (Núcleo Regional de Educação) 1998 – 2000 | Cesul Natal com Arte – 2000 | Fenobel | Expobel – 1998, 2004, 2006 | – Exposição Coletiva Consulte – São Paulo, SP – 2005 | Destaque UNAP (Medalha de Ouro – Obra Serenidade – 2006) | Resgate Cultural Espaço da Arte – 2016.

Claudia Mello | Natural de Francisco Beltrão, artista plástica amadora. Desde de criança sempre gostou de desenhar e há alguns anos pintando telas a alguns anos. Prefere a arte acadêmica mas, acredito que meu estilo seja misto. Exposições | 2014 – I Seminário Beltronense de Educação Inclusiva | 2017 – Renascimento Cultural.

Ertal Oliveira Oliveira |Arquiteto, pela UNISINUS- Universidade do Vale do Rio dos Sinos de São Leopoldo- RS e artista plástico. A opção de cursar arquitetura nasceu do gosto pelo desenho, desde muito pequeno Ertal passava horas desenhando, criando imagens, pintando. Uma atividade que desenvolveu e continua a desenvolver até os dias de hoje. Um trabalho reconhecido, muitas obras expostas e espalhadas na cidade, o artista nos conta emocionado a realização que conquistou por meio da profissão. Realizou exposições pela cidade, e pela região, bem como também na capital gaucha, Porto Alegre. Foi membro da ABAP, Associação Beltronense de Artistas Plásticos.

Elton Brunetti, casado, pai de dois filhos, residente em Francisco Beltrão, iniciou seus estudos de desenho trabalhando com histórias em quadrinhos onde desenvolveu e aperfeiçoou o anatômico, luz e sombra e perspectiva. Artista plástico há dezoito anos com mais de 800 telas já produzidas e vendidas no Brasil e exterior. Estilo com base no acadêmico/clássico, tendo por referências grandes mestres do séc.XVI – XIX. Possui trabalhos publicados e premiados pelas revistas “Pintura em Tela” e “Galeria em Tela”. Amante da história da arte com grande destaque à arte barroca e neoclássica. Uma de suas grandes fontes de inspiração é Adolph Willian Boughereau, o mais influente artista realista do século XIX.

Mais informações Departamento Municipal de Cultura FB.

(Visitada 207 vezes, 1 visitas hoje)