Tânia Maria Penso Ghedin

Tânia Maria Penso Ghedin, Diretora de Cultura de Francisco Beltrão, de 2001 a 2012.

Ela esta sendo homenageada por sua trajetória e dedicação à Cultura de Francisco Beltrão, momento justo na sua vida. Quem tem o prazer de conviver ou já ter dividido momentos de trabalho ou da vida com a Tânia sabe do que estou falando. Ela não é somente uma mulher apaixonada e dedicada pelo o que faz, ela é sim de uma Diva!

Tânia é bela, clássica, elegante, querida, uma mulher inspiradora. Seus olhos e suas expressões faciais enquanto conversamos nos convencem e prendem a nossa atenção. Seu tom de voz extremamente agradável, seu gesticular de mãos nos permite observar como é bom ter uma mulher forte e delicada como ela por perto.

A Tânia tem minha admiração, assim como suas filhas Audrey, Liz, Priscila e Patricia que com certeza herdaram toda a beleza, delicadeza e legado da mãe. A Tânia faz parte de um seleto grupo de mulheres que acreditam e trabalham para ver o município e a vida das pessoas melhor – ainda que a longo prazo. Sim, temos grandes mulheres aqui em Francisco Beltrão que nos enchem de orgulho mas, hoje o dia é dela. Ela que nos enalteceu como município, que dedicou muitos anos da vida à cultura da nossa cidade, defendendo nossas qualidade e belezas. Por isso hoje o dia é de festejar e agradecer. Muito obrigada por sua dedicação à nós cidadãos de Beltrão, por que do que é feito um município senão de pessoas ?

Tânia Maria Penso Ghedin nasceu em 1960, em Francisco Beltrão. É filha dos pioneiros Florindo e Juracy Penso. É casada há 41 anos com o Engenheiro Civil Valnei Ghedin, com quem tem 4 filhas e 2 netos.

Apaixonada pela arte, iniciou os estudos de piano aos 6 anos de idade. Foi professora de música e Diretora do Departamento Municipal de Cultura por 12 anos consecutivos.

Hoje, dia 12 de março de 2018 ela recebe uma “Moção de Aplausos” pelos relevantes serviços prestados à Cultura de Francisco Beltrão. Essa homenagem é iniciativa do casal Elair e Marli Ozorio, apoiada pelo Vereador Aires Tomazoni e pela Presidente Elenir Maciel, aceita por unanimidade na Câmara dos Vereadores.

Obras e Realizações em DestaqueFundação do “Museu da Colonização”, inaugurado em 2004, que fica no Parque de Exposições Jayme Canet Jr.Restauração da antiga Capela São Cristóvão, no Bairro São Cristóvão. Restauração e correção das mãos do Cristo Redentor, no Morro do Calvário, em 2007.

Memorial de Francisco Beltrão – Acervo Municipal de História e Arte, inaugurado em 2012. Na foto, Tânia com as filhas Aldrey Ghedin Feiten e Patrícia Ghedin.Construção do Monumento da “Revolta dos Posseiros”, no Calçadão.Construção do “Monumento ao Pioneiro”, na CANGO. Busto de Francisco Beltrão – Escultura em bronze, apresentada no Espaço Cultura, com a presença do Prefeito Wilmar Reichembach e secretários.Madrinha do Jubileu de Ouro / Entrega do Caderno Cultural sobre a Guarda de São Cristóvão ao Presidente Adão Carvalho.Resgate da História de Francisco Beltrão – Edição da coletânea de 11 Cadernos Culturais e 5 Álbuns Históricos do município, verdadeiro inventário do patrimônio cultural, artístico e social de Francisco Beltrão.

O reconhecimento público veio através do Título de Cavalariana Honorária, de nove Destaques do Ano, do Troféu de Empreendedora Cultural do Paraná, da Homenagem pelo pioneirismo na música em Francisco Beltrão e região, e da Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores.Exposição sobre a arte do Carnaval Brasileiro, no Pavilhão da Cultura, na Expobel.Tânia, Ari Grutzmann (Maestro do Coral Municipal), e os integrantes da Família Lima, no Show Natal de Luz. Atividades e eventos comemorativos ao Cinquentenário do Município, em 2002, ao Cinquentenário da Revolta dos Posseiros, em 2007, e ao Sexagésimo aniversário do município, em 2012.

Produção do Natal Ecológico, mais tarde conhecido como Natal de Luz, envolvendo a decoração natalina da cidade, programação de eventos e o grande Show de Abertura, realizado durante 10 anos consecutivos. Na foto, com o Papai Noel oficial do Brasil.Tânia recebe no palco do Espaço da Arte, a pianista Eudóxia de Barros, referência na música clássica nacional.Arte na Praça – Tânia e seu encantamento e respeito pelo trabalho dos artistas. Tânia e o Diretor e Ator Vilmar Mazzetto. Nos 12 anos de trabalho diante do Departamento de Cultura, seus projetos visaram o incentivo, encorajamento, surgimento e fortalecimento dos artistas, músicos, dançarinos, atores, escritores, escultores, artesãos, dos grupos folclóricos, grupos tradicionalistas, de professores, das escolas de artes e dos produtores culturais do nosso município.No resgate e registro histórico da memória dos pioneiros que colonizaram esta região, Tânia entrevista o primeiro Prefeito de Francisco Beltrão, Dr. Rubens da Silva Martins, que recebeu Mérito Cultural.Gratidão à equipe do Departamento de Cultura. Na foto, Carmem Sandra Guidini, Marli Marcello, Claudina Menin e Junior Terra. Leodir Silva, Sandra Baggio, Gorete Brancalione, Claudina Menin e Marlene Grippa.Marli Marcello, Adri Israel e Josy Balbinot.O apresentador Valdecir Costa, do programa Mix Total, representando a imprensa beltronense que sempre divulgou e apoiou a Cultura.

Imagens| Acervo Pessoal

(Visitada 372 vezes, 1 visitas hoje)