Hortênsias

Onde há hortênsias há beleza e uma atmosfera de encantamento, pois, esta planta produz suas flores em abundância, de forma vigorosa e harmoniosa.

Essas belas hortênsias fazem parte do jardim da casa do Seu Sérgio e da Ana, próximo ao Morro do Calvário, é impossível passar por lá e não parar para olhar, as hortênsias criam um magnetismo imediato em nós.Seu nome científico é Hydrangea macrophylla, pertence ao gênero Hydrangea. A planta é nativa do Japão e China, porém se adaptou e é cultivada em várias as regiões de clima temperado e subtropical. No Japão é encontrada de forma abundante, à partir do início do verão, período marcado pela incidência da chuva.

A hortênsia produz flores centrais, as menores e as periféricas, com grandes pétalas coloridas. A florada da planta dura do início do verão ao início do inverno, até a queda das folhas. Então estamos no período de muitas flores azuis pontuando os jardins, vamos aproveitar para nos arrebatar da sua beleza.

É o nível do pH do solo que determina a cor das flores, entre tons de rosa, azul ou roxo. Assim, em solos ácidos as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são cor-de-rosa.A hortênsia é símbolo de devoção, coragem, determinação, dignidade, pureza de sentimento e elevação espiritual.  Tem relação com o estado da gratidão e prosperidade.

Lenda| O rei Luís XIV da França, gostava muito de flores e, no ímpeto de renovar o ambiente do palácio, ordenou que fosse feita uma expedição com o objetivo de ir em busca de novas espécies de flores. Na tripulação da expedição havia um jovem frágil. Este jovem e seus companheiros de tripulação forma capturados pelos nativos, nas costas brasileiras. O jovem com esperteza conseguiu escapar e libertar seus companheiros. Os tripulantes franceses escaparam com vida, graças ao jovem, que na verdade era uma mulher, chamada Hortênsia, que se disfarçara, para entrar no navio e viajar na expedição. Hortênsia e a tripulação retornaram são e salvos para a França, levando as espécies de flores solicitadas pelo rei. Ao tomar conhecimento do ato de coragem de Hortênsia, o rei a homenageou colocando o nome dela em uma das novas espécies de flores que haviam encontrado e trazido, através da expedição.

Um local aonde tem hortênsias, chama a atenção pela abundância resultante da junção das flores e folhagens. A flor da hortênsia é a união de minúsculas florzinhas, que em conjunto se tornam grandiosas e exuberantes. Assim, de uma maneira muito simples, a hortênsia nos lembra que onde existe união e harmonia, há abundância!

(Visitada 211 vezes, 1 visitas hoje)