Li, há alguns anos o livro “Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu”, do autor Mark W. Baker. Sempre que posso, gosto de abrir aleatoriamente alguma página ler uma das pequenas histórias e, por meio delas, entender algo. Sempre me sinto bem ao fazer isso, assim recomendo à você que o faça!
O grande “segredo”, ele nos ajuda a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional. Dicas valiosas sobre como lidar com nossos sentimentos e relacionamentos, com amor e de forma saudável; como sobreviver ao sofrimento, como encontrar serenidade, ser humilde sem ser passivo, parar de viver no passado e muito mais.
O livro faz uma abordagem da relação entre ciência e religião, ligando os principais ensinamentos de Jesus às descobertas da psicologia. Com base em sua experiência como terapeuta e no seu profundo conhecimento da Bíblia, Mark Baker demonstra por que a mensagem de Cristo é perfeitamente compatível com os princípios da psicologia: ela contém a chave da saúde emocional, do bem-estar e do crescimento pessoal.
A linguagem é simples e cativante, o autor prende nossa atenção e mostra que, seja qual for a nossa crença religiosa ou filosofia de vida, todos podemos nos beneficiar da sabedoria de Jesus.
Organizado duas partes, a primeira: Entendendo as Pessoas e a segunda: Conhecendo a Si Mesmo, o livro é uma coleção de exemplos práticos sobre como a sabedoria de Jesus pode nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano, a repensar atitudes e a praticar o perdão, a solidariedade e a lealdade, valorizando nossas vidas e nossos relacionamentos com mais amizade e amor.
No início de cada capítulo há uma passagem bíblica; em cada capítulo há alguns subtítulos também com um verso bíblico. E ao final de cada subtítulo, o “princípio espiritual”, o que é inspirador, eu amei. Ponto positivo para o autor, o livro é bem dividido.
Ficha Técnica | Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu, Mark W. Baker, Editora Sextante, 187 páginas.