João Triska no Circuito Cultural Sesi

Um programa super bacana para a noite dessa sexta-feira, dia 11 de setembro é assistir ao músico paranaense JOÃO TRISKA com o espetáculo Nos Braços dos Pinheirais, não percam as 20 horas no Teatro Eunice Sartori, entrada gratuita.FB_IMG_1441041997326

Após um longo período de pesquisas sobre a profunda musicalidade existente nas regiões austrais do Brasil e da América do Sul, o violeiro paranaense João Triska apresenta o espetáculo Nos Braços dos Pinheirais, trabalho autoral inspirado na obra e no legado deixado por Nhô Belarmino, que entre outros, é uma das maiores referências da música brasileira. A proposta explora a musicalidade dos quatros cantos do Paraná e conta com participações especiais de músicos do continente sul-americano.

1f8640_b7b22f2ddc414cb985b633ba626fdd6d_jpg_srb_p_850_563_75_22_0_50_1_20_0

JOÃO TRISKA

Considerado um dos músicos mais promissores dentro do universo da música regional brasileira, João Triska desenvolve seu trabalho solo desde o ano 2011. Variados gêneros, ritmos e elementos estéticos provenientes da região sul do Brasil e da América do Sul são a base de trabalho autoral, que, nas cordas das viola caipira traz à música regional uma linguagem refinada e contemporânea.

Por natureza João Triska é um integrador, de pessoas, de estilos, de sonoridades, de universos musicais e culturais. Em suas composições a tradição e a inovação cantam juntas, integrando o atual e o ancestral.

Em 2014, formou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, o que muito contribuiu para o aprofundamento do universo cultural e conceptual sintetizado em suas composições.

Das muitas canções de sua autoria, destacam-se:

“Milonga del Guayrá”, composição que é praticamente uma crônica sobre a história do Paraná e seus principais valores culturais e simbólicos.

“Cataratas do Iguaçu”, inspirada na lenda guarani que conta a história de amor entre Naipi e Tarobá, cantanda com a intensidade do fandango paranaense

“Curitiba”, música que mistura ritmos como a chacarera e o chamamé para contar a história de uma tempestade sobre os céus da cidade de Curitiba.

“Brilha Mi Corazón”, canção de amor composta na Argentina, nas terras da patagônia.

Ficha Técnica:

João Triska – Viola, Violão e Voz

Natalia Bermúdez – Flauta Transversal e Voz

Maryanne Francescon – Gaita Ponto

Léo Cardoso – Bateria

Murilo Macari – Contrabaixo

Repertório:

Nos Braços dos Pinheirais (Nhô Belarmino/Evilásio de Barros)

Cataratas do Iguaçu (João Triska)

Violada (Lydio Roberto/Cláudio Ribeiro)

Brilla Mi Corazón (João Triska)

Nde Ratypykua (José Asunción Flores/ Félix Fernández)

Quero-quero (João Triska)

Cara de Bronze (Siba/Roberto Corrêa)

Curitiba (João Triska)

Gaudéria (Ary Giordany/Bernardo Bravo)

Milonga del Guayrá (João Triska

Merceditas (Ramón Sixto Ríos)

Milonga para as Missões (Gilberto Monteiro)

Cavalo Bravo (Renato Teixeira)

A semente e a Tapera (João Triska)

Site: www.joaotriska.com.br

You tube: www.youtube.com/joaotriska

Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=WZrv-Wt_xO0

(Visitada 22 vezes, 1 visitas hoje)