L’Occitane en Provence na Las Divas

A loja conceito em aromas – Las Divas – traz a Francisco Beltrão com exclusividade a marca sucesso no segmento, hoje presente somente em Curitiba, Londrina e Maringá – a L’Occitane en Provence. São muitas as informações legais sobre a marca, vou tentar escrever o que considerei importante, mas, garanto que a história é marcada pelo sonho e persistência que a transformou mundialmente conhecida e respeitada.

Essa conquista para nossa cidade é graças a habilidade e ao empreendedorismo das irmãs Giselle e Mariana , que nos torna parte de um seleto grupo de locais escolhidos para vender a marca L’Occitane en Provence, isso é motivo para muito orgulho! Às queridas irmãs toda a minha reverência!

A História

A L’Occitane en Provence teve seu inicio em 1976, quando o jovem estudante de literatura Olivier Baussan, então com 23 anos e conhecimento em plantas, instalou uma modesta destilaria na garagem de sua casa no sul da França e iniciou a fabricação artesanal de óleo de alecrim. Depois de comprar um alambique de segunda mão, ele colheu alecrim selvagem e produziu óleo essencial puro. Os frascos de óleo essencial, um produto 100% natural, eram vendidos nos mercados e feiras locais, e foi bem recebido pelas pessoas.occitane

Olivier tinha como ambição criar uma empresa que celebrasse o bem-estar do Mediterrâneo, como ponto de partida a busca das fragrâncias mais suaves da região montanhosa de Provença, terra generosa, rica em cores e ingredientes naturais.

Com o sucesso do óleo essencial de alecrim, a empresa começou a crescer. Depois de descobrir uma fábrica de sabonetes abandonada, ele ficou fascinado pela ideia de reavivar a arte de fazer sabonetes de Marseille. Com a ajuda de um velho aposentado das fábricas de sabonetes de Marselha, do qual ele comprou as máquinas, criou sabonetes utilizando uma receita de óleo vegetal e métodos tradicionais. Hoje em dia, estes sabonetes de base vegetal são conhecidos por todo o mundo pelos seus ingredientes de alta qualidade, formatos tradicionais e atrativos.

BODYBATH_Sb_TraditionalSoapsSABONETES EM BARRA – Produzidos de acordo com métodos ancestrais, são feitos à base ingredientes naturais e orgânicos como lavanda, manteiga de karité e verbena. Deixe sua pele mais macia e deliciosamente perfumada enquanto a limpa suavemente

Em 1977, a empresa realizou a sua primeira colheita de lavanda, o símbolo perfumado e icônico da região de Provence. Enquanto explorava o mundo à procura de novos ingredientes e técnicas tradicionais, no ano de 1980, Olivier descobriu as árvores de Karité que cresciam em Burkina Faso, um pequeno país no oeste da África. Estas árvores sagradas produzem uma noz que dá origem a uma pasta rica e espessa conhecida como Manteiga de Karité. É esta manteiga que seria usada como ingrediente nutritivo e hidratante em uma linha de produtos da L’Occitane que faria enorme sucesso no mundo.des-produits-de-la-marque-l-occitane-a-manosque-dans-le-sud-est-de-la-france-le-24-octobre-2013_4525882

 A origem do nome 

A palavra “L’Occitane” significa no antigo idioma Oc, “A mulher de Occitania”, uma antiga província que se estendeu ao sul da França, de leste a oeste, incorporando a Catalunha (nordeste da Espanha) e Piemonte (norte da Itália). É em Provence, uma descendente desta região medieval, que os produtos são fabricados.58347ed420027e65ef8621e65e85e56b-650x0

Quem nunca pensou sobre a correta pronúncia do nome L’Occitane? Vou te ajudar…hehe

Foneticamente, pronuncia-se “lox-ee-tahn” e/ou Loc-citane.

Curiosidades sobre a marca: 

  • Os produtos da L’Occitane nunca são testados em animais. Esses testes são realizados em seres humanos como parte de uma série de estudos clínicos. No caso de pele humana os testes utilizam a membrana de ovo como alternativa. Também não são usados produtos de origem animal para manufaturar os produtos (com exceção do mel). Além disso, de acordo com o seu compromisso com os Direitos Humanos, a empresa garante que nenhum dos seus produtos é manufaturado utilizando trabalho infantil.
  • Poucas marcas no mundo são tão identificadas com uma região quanto a fabricante de cosméticos francesa L’Occitane, que virou uma grife mundial ao explorar sua íntima relação com a bela região de Provença, no interior da França.

Dados corporativos

Origem: França

Fundação: 1976

Fundador: Olivier Baussan 

Sede mundial: Paris, França

Proprietário da marca: L’Occitane Groupe S.A. 

Capital aberto: Sim (2010) 

Chairman & CEO: Reinold Geiger 

Faturamento: €1.17 bilhões (2014/2015)

Lucro: €122.4 milhões (2014/2015)

Valor de mercado: US$ 3.1 bilhões (novembro/2015)

Lojas: 2.800 

Spas: 80

Presença global: 90 países 

Presença no Brasil: Sim

Principais mercados: China, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e França 

Funcionários: 8.050 

Segmento: Cosméticos 

Principais produtos: Cremes, xampus, sabonetes e perfumes 

Concorrentes diretos: Clarins, Aveda, Origins, Aveeno, Yves Rocher e The Body Shop

Ícones: O aroma de seus produtos 

Slogan: A True Story. 

Website: br.loccitane.com20160624194709708917u

Flagship da L’Occitane, no shopping Iguatemi, em São Paulo – Local onde as irmãs Giselle e Mariana receberam treinamento sobre a marca.

A marca no mundo 

Hoje em dia, a L’Occitane exporta de sua sede, localizada na cidade francesa de Manosque, o seu estilo provençal para aproximadamente 2.800 lojas (das quais 1.384 próprias) localizadas em mais de 90 países. No Brasil, que está entre os dez maiores mercados mundiais da marca, a L’Occitane possui 81 lojas (entre unidades próprias e franquias), 5 spas (localizados em São Paulo, Curitiba e Recife), além de atender em mais de 300 pontos-de-venda cuidadosamente selecionados em todo o território nacional. O portfólio da marca inclui mais de 500 itens – entre cosméticos, sabonetes, fragrâncias, itens para roupas, produtos masculinos e aromas para ambiente; divididos em diversas linhas. A empresa oferece ainda uma delicada linha de produtos exclusivamente desenvolvidos para hotelaria e turismo, presente nos mais charmosos hotéis e companhias aéreas do mundo. A empresa também é proprietária das marcas Melvita (fundada em 1983, usando o mel como principal matéria prima de seus produtos cosméticos), Le Couvent des Minimes (criada em 2004, oferece itens para os cabelos, banho, mãos, pés e corporais) e Erborian (fabricante coreana de cosméticos). 
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 Linha desenvolvida para Hotelaria

Fontes da Pesquisa: Site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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