Madeira – Entre o Rústico e o Clássico

A madeira transmite conforto mesmo quando usada em todo o ambiente.

Ela é materna, encantadora, tem o poder de aquecer a casa, traz aconchego e conforto ao ambiente. Pra minha vida ela tem um valor afetivo inestimável, meu avô e meu pai trabalharam com madeira por muitos anos, tenho apego pelas peças por eles confeccionadas e que hoje moram aqui em casa. Quem me conhece sabe muito bem que valorizo toda e qualquer peça desse material nobre da natureza.

A madeira é mais versátil do que você pensa. Seu uso é tradição na arquitetura e no design de interiores. A principal característica é a facilidade na composição de cores ou texturas com outros materiais. Além disso, a madeira traz outros benefícios (além dos já citados), como: aumento do isolamento térmico e acústico; proximidade com a natureza; resistência e longa durabilidade.

Com sua grande versatilidade, a madeira permite que seja usada em pisos, forros, portas, janelas, revestimentos de parede, moveis e objetos de decoração. Existem várias tonalidades, um presente da natureza para agregar ao nosso dia a dia.

Atualmente, os profissionais da área contam com variedade para cada situação. A madeira é um material sem restrições, desde que bem utilizada, não há projetos nos quais seu uso não seja indicado. Utiliza-se madeira em praticamente 100% dos ambiente, desde salas e quartos, até mesmo em cozinhas e banheiros.

Saber o tipo adequado de cada madeira para uso em cada projeto é essencial. Exemplo, madeiras que podem ser utilizadas em áreas externas, como em decks são indicadas Itaúba e Ipê. Já algumas madeiras não suportam umidade, então melhor evitá-las no uso externo. Também existem aquelas consideradas ‘moles’, não indicadas para revestimentos de pisos.

Na marcenaria, os painéis de madeira como revestimento de parede são uma solução pratica e sofisticada. Tornam-se protagonistas do ambiente, o que na verdade nasceu como uma necessidade para esconder uma porta, esconder tomadas, passar cabos e ajustar defeitos das paredes, trazendo resultados surpreendentes. São acessórios que dão requinte ao ambiente e ajudam na composição de uma decoração aconchegante.

Com sua natural neutralidade, a madeira se adapta muito bem a qualquer estilo de ambiente, nenhum outro material tem essa característica. Exige apenas uma manutenção eventual, seja com cera ou verniz. Não existe uma regra que defina quais são os tipos de madeira mais usuais, tudo depende do projeto e da proposta do espaço.

Se você optar pelo uso da madeira na decoração, é essencial que seja madeira de reflorestamento certificada, procedente de uma extração baseada em questões socioambientais sem a exploração de mão de obra e desmatamento, evitando o aquecimento global e outros. O órgão responsável pela certificação é o FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal).

Com sua simplicidade e ao mesmo tempo sua grande beleza natural, a madeira é capaz de trazer uma infinidade de resultados nos projetos que está presente.

Imagens Reprodução | Pinterest

(Visitada 776 vezes, 1 visitas hoje)