Meta 2018 – CORRER – O Início

Confesso que tenho grande admiração quando observo amigos e conhecidos correndo. A corrida é uma modalidade esportiva que vem ganhando muitos adeptos e o seu resultado para a saúde e mente são excelentes.

O André Molina, Educador Físico preparou para o Blog um material educativo sobre Correr, um passo a passo para se tornar um Corredor, conhecer mais e melhor e quem sabe se tornar um corredor. O material esta dividido em 3 postagens, sempre às segundas-feiras.

O Início

Você já deve ter visto o grande número de pessoas correndo nas ruas, parques e até mesmo nas academias, eu sou André Molina – Educador Físico e quero te ajudar a se tornar uma dessas pessoas.

Aparentemente a corrida parece ser o esporte mais fácil de se iniciar para quem quer um desafio novo em sua vida. Mas se engana quem pensa que simplesmente sair correndo por ai é tão simples assim, vou dividir esse post em 3 etapas, para podermos explicar melhor o passo a passo de como se tornar um corredor, sem que isso gere problemas futuros.

Vamos começar pelo básico, imaginamos que você é um indivíduo com mais de 30 anos de idade, sedentário e está acima do seu peso, dai você já ouviu falar muito que a corrida ajuda a emagrecer e ainda gera muita disposição física para os afazeres da sua vida. Ótimo, isso é verdade mesmo!

A primeira coisa a fazer é visitar seu médico e explicar para ele que você quer iniciar uma rotina de exercícios físicos, a partir daí, seu médico irá fazer uma série de perguntas e solicitar alguns exames para saber como está a saúde do seu corpo. Feito isso após a análise medica, sendo que esteja tudo certo, será liberado para procurar outro profissional, o Professor de Educação Física, este irá preparar seu corpo para o seu objetivo principal que é a corrida.

Só que infelizmente muitas pessoas acabam pulando essas etapas, por achar que vai gastar muito ou porque simplesmente acham que podem fazer isso sozinhas mesmo, como existe inúmeros sites dando dicas de como iniciar uma atividade. Mas isso é um risco auto que pode custar caro lá na frente. Se mudarmos nossa visão de cuidado com a saúde, que não é um custo, e sim um investimento, tudo fica mais fácil.

Ok, partindo do ponto que você fez o caminho certo, vamos começar a preparação, para nosso corpo iniciar uma atividade que até então ele não está acostumado a realizar.

Temos que ter em mente que qualquer atividade que se inicie precisa de um tempo de adaptação para podermos atingir o objetivo principal, se tratando da corrida o ideia é realizar um fortalecimento do corpo como um todo, não somente dos membros inferiores, na hora da corrida você vai exigir estar com todo o corpo bem preparado, para não gerar um desgaste e problemas posteriores.

Outro cuidado que deverá iniciar junto com os treinamentos e a questão alimentar, independente se estiver acima do peso ou não, o correto e visitar um profissional da Nutrição para te orientar quais alimentos podem te ajudar nessa nova rotina.

Nas primeiras semanas de fortalecimento muscular você já irá notar um ganho de força, mas muito cuidado para não se empolgar de mais nesses primeiros dias, nossos músculos reagem bem aos estímulos, mas nossas articulações demoram um pouco a mais a responder. Junto com o fortalecimento, você dará início aos primeiros passos da corrida.

A principal dica aqui é, tenha paciência no início nada é fácil, mas é compensador!

André Molina | CREF 010593-G/PR | instagram.com/molina_personal

(Visitada 65 vezes, 1 visitas hoje)