A Importância do Profissional de Educação Física

Nos últimos anos acompanhamos o enorme crescimento das redes sociais, muitos sites, blogs e outras mídias, que difundem as praticas esportivas, alimentares e demais ações relacionadas à saúde. Em minha opinião, isso é ótimo, quanto mais gente divulgando boas praticas melhor! Somente devemos ter cuidado com a capacidade técnica de cada um, verificar as fontes de onde foi retirada tal matéria, pois aí mora um risco enorme. Existem muitas pessoas indicando formulas mágicas para tudo nessa vida, mas somente um profissional habilitado e com experiência pode te ajudar realmente nessa hora.

Por isso quero falar especificamente do Profissional de Educação Física, este profissional promove a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, além planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas. Este profissional está apto para trabalhar desde crianças até os mais idosos, a sua formação contempla o conhecimento do corpo humano voltado para o exercício físico, por isso sabemos se determinado exercício será benéfico para uma pessoa específica, pois muitos procuram vídeos e aulas na internet e aplicam a si mesmas sem saber se aquele exercício para o seu padrão físico será bom, e isso é muito perigoso, pois temos um principio fundamental chamado de individualidade biológica, cada ser um humano tem suas particularidades e devemos prestar atenção nisso, as “receitas de bolo” na sua maioria não ajudam e o pior é que pode trazer consequências graves.

Para garantir que nenhum leigo atue nas escolas, academias, e demais áreas, de maneira ilegal, foi criado o Conselho Federal de Educação Física (Confef), que conta com suas unidades regionais (Crefs). As intuições são as responsáveis por emitir o registro do Profissional de Educação Física, que identifica a formação científica necessária para que o mesmo exerça sua função sem agredir a saúde de qualquer pessoa que usufrua do seu serviço.

Então, independente se seu filho vai à escolinha de futebol do bairro ou você frequenta o melhor Personal Trainer, exija que estes tenha formação adequada para exercer com qualidade e responsabilidade o cuidado com a saúde do seu corpo. Não escolha um profissional pelo valor do seu serviço, mas sim pela qualidade deste, e lembre, nem sempre o mais caro é o melhor!

André Molina | CREF 010593-G/PR |facebook.com/andre.molina.33 | instagram.com/molina6012

(Visitada 89 vezes, 1 visitas hoje)