Os Meus Livros de Culinária

“Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas.

Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial.”

Sayonara Ciseski

Adoro receber e gosto muito mais de cozinhar. Pra mim, a cozinha é alquimia, é junção de sabores e emoções, é uma arte. Sempre que nos dispomos a entrar no mundo dos temperos, das preparações, do fogo estamos oferecendo muitos sentimentos para quem amamos.

Carrego comigo que cozinhar é um Ato de Amor! Alimentamos não só o corpo físico, mas a alma e o coração, é assim quando  preparamos uma sobremesa deliciosa para adoçar a vida ou aquele jantar surpresa para comemorar o simples fato de estarmos juntos com alguém especial!

Compartilho alguns livros de culinária que tenho e gosto muito. Eles são fonte de pesquisa, de observação, nem sempre sigo as receitas à risca como o livro sugere, tenho um “quê” de rebeldia e às vezes dou uma “mudadinha” na receita. Mas, claro sempre seguir a receita é a melhor opção.

O que Tem na Geladeira – Rita Lobo – Editora Panelinha

Minha musa master Rita Lobo, é a rainha da praticidade, tem desenvoltura maravilhosa e muito conhecimento sobre gastronomia. Essa ex-modelo, é atualmente uma das Chefs de maior popularidade no Brasil.

Sobre o livro | É dividido em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento – da abóbora ao tomate, passando pela cebola, escarola, milho, repolho, entre outros. Você vai aprender os melhores cortes, técnicas de cozimento e combinações de sabor para esses alimentos. Além das preparações com hortaliças, raízes e legumes, o livro apresenta também opções de receitas com carnes para compor o cardápio. Filé de pescada frita, coxa de frango assada, peito de frango grelhado, bisteca grelhada, lombo de porco, costelinha, kafta de carne, bife de contrafilé e muito mais. Mais de 200 receitas: opções de entradas, pratos principais, acompanhamentos e bolos, como o de cenoura, de mandioca, e de sobremesas, como o doce de abóbora, o curau e um incrível sorvete de cenoura indiano. Para Rita Lobo, cozinhar é como ler e escrever: todo mundo deveria saber. Mas ninguém nasce sabendo! Este livro vai dar uma mãozinha nesse processo de aprendizagem. Adoro ficar folhando suas páginas, a fotografia é maravilhosa, de encher os olhos.

Cozinha de Estar – Rita Lobo | Editora Panelinha

Sobre o livro | A autora afirma que “cada vez mais pessoas estão redescobrindo o prazer de cozinhar e de receber as pessoas em casa” – me incluo nesse grupo! Ela revela todos os segredos da arte de receber bem, deixar os convidados à vontade e surpreendê-los com pratos que vão parecer ter dado muito mais trabalho do que realmente deram. Com dicas do material básico necessário na cozinha, Rita se propõe a descomplicar o tema e apresentar receitas de sopas, saladas, pratos principais, sobremesas e drinques que funcionam. Os textos são deliciosos, no estilo do site Panelinha e do programa de televisão Cozinha Prática estão acostumados — bem à vontade, descontraído e despachado. As receitas são práticas e explicadinhas, passo a passo, acompanhadas de fotos de dar água na boca, ninguém consegue errar, e os resultados são surpreendentes.

Dona Benta – Comer Bem – Edição Especial – Companhia Editora Nacional

Sobre o livro | Há mais de 60 anos, Dona Benta – Comer Bem é a bíblia da culinária brasileira. A obra ganhou um novo visual, mas sem perder o charme da tradição. Pelas mãos do Chef Luiz Cintra, o livro foi atualizado e ampliado, incorporando novas receitas. Claro, sem alterar a essência das receitas que fazem sucesso de norte a sul do Brasil.  São tentações do livro o apetitoso risoto italiano de cogumelos secos e um tiramisu de dar água na boca. Para completar, alguns clássicos brasileiros e internacionais aparecem pela primeira vez nas páginas do livro: arroz de carreteiro, caldinho de feijão, cambuquira, filé ao molho mostarda e crêpes suzettes. O livro é um clássico para quem adora a arte de cozinhar. Eu tenho o meu e recomendo!

Delícias Divinas: Como Ser Uma Diva Na Cozinha

Sobre o livro | Em Delícias Divinas, Nigella exalta o prazer de estar na cozinha. Ela nos mostra que, muitas vezes, não são necessários mais que 25 minutos para preparar e assar um bolo, mas a recompensa é enorme. Com várias receitas simples de dar água na boca, aprenda a fazer bolos, tortas, pães e biscoitos sem precisar de uma cozinha profissional ou uma dispensa cheia de itens caros. Com belas fotografias que captam imediatamente a nossa atenção, Nigella celebra a arte da comida reconfortante e prova que, com pouco esforço, você pode se sentir uma diva na cozinha.

O Livro da Carne de Porco – Pig – Johnnie Mountain

Sobre o livro | O renomado Chef britânico Johnnie Mountain sempre achou que a carne de porco, também conhecida como “a outra carne branca”, ocupava um papel aquém de sua nobreza nos cardápios dos locais onde trabalhou ao redor do mundo. Por aqui não é diferente, a carne suína é ainda alvo de muitos preconceitos. No intuito de mudar essa condição, o Chef abriu o restaurante The English Pig, em Londres. Neste livro e guia, mostra como lidar com a carne suína e transformar qualquer corte em um delicioso prato. O chef ensina técnicas para grelhar, fritar, cozinhar lentamente, defumar e fazer linguiças e bacon caseiros. Também explica como assar com perfeição uma carne que derrete na boca, acompanhada de sua pela crocante. Faça o “Lombo Recheado com Ricota e Manjericão” para um almoço em família, Os “Noodles com Porco à Sichuan” para um jantar rápido, as “Terrines de Presunto de Parma e Ervilhas” para um piquenique e, para uma refeição memorável, a “Barriga de Porco Assada”, o carro-chefe do restaurante.

A BÍBLIA DO CHURRASCO – O Manual do Bom Churrasqueiro – Editora Larousse

Sobre o livro | A Bíblia do Churrasco é o muito bacana. É um guia para você, que assim como eu adora saborear uma carne assada na brasa. Com esta bíblia, churrasqueiros de primeira linha poderão incrementar seus conhecimentos e técnica. Já eu, que vez ou outra me arrisco pilotar os espetos, ela certamente é um um manual indispensável.

Pra finalizar outra dica é você visitar o Blog Papo de Homem, lá tem uma visão muito bacana sobre cozinhar. Uma leitura deliciosa, no sentido literal da palavra.

https://papodehomem.com.br/o-que-cozinhar-te-ensina-sobre-viver-a-vida/

Fotografia|Daniela Roncato

(Visitada 205 vezes, 1 visitas hoje)