Pão de Cerveja | Uma receita simples e afetiva

Fotografia | Everton Antoniolli

Falar de pão é lembrar de afeto e carinho.

Lembrar da família reunida no café da manhã ou no lanche da tarde. Da infância, quando nossas mães e avós preparavam fornadas de pães para alimentar a família, da mãe chamando para ajudar a “tocar a sovadeira”…rsrs.

Falar de pão é lembrar o aroma invadindo a casa e a espera de que nossa mãe, ao retirá-los do forno compartilharia uma fatia ainda quente, da produção do dia. Pra mim, o melhor pão é aquele feito em casa.

A receita do Pão de Cerveja me acompanha há mais de seis anos. Encontrei num Blog, fiz algumas adaptações e tudo deu muito certo. O aroma desse pão é inexplicável. O perfume que ele espalha pela casa é convidativo para se sentar à mesa e saboreá-lo puro ou com acompanhamento, de preferência com manteiga. Os ingredientes simples e que temos em casa, proporciona que em um pouco mais de uma hora possamos saborear um pão quentinho, gostoso, aromático que sai do forno direto para a nossa mesa.

O Pão de Cerveja é muito tradicional na minha casa. Meu sobrinho Joaquim, 5 anos, sempre pede que eu o tenha quando me visita. A receita é tão prática que ele me ajuda a fazer e ama a “casquinha” crocante que se forma quando pronto. Meus tios Lírio e Lorimar sempre pedem pelo pão. Um detalhe importante, preciso fazer logo dois pães; porque um pão eles dividem. É deles. O outro é pra família dividir.

O meu Pão de Cerveja virou artigo de presente. Vários amigos e amigas pedem no aniversário. Assim, eu os presenteio com algo que eu mesma fiz. Afinal, pão é compartilhar a vida, é oferecer algo que gostamos muito à quem amamos.

O Pão de Cerveja pronto é muito versátil. Pode ser servido no café da manhã ou no café da tarde, para acompanhar um risoto molhadinho, um churrasco suculento ou ainda como entrada num jantar, servido com muitos acompanhamentos como antepastos, queijos e frios. Como diria minha mãe: Esse pão vai estragar o almoço!

O Pão de Cerveja é muito bom! E, não importa a marca ou a cor da bebida, o resultado é sempre excelente. Posso garantir. Já cheguei a fazer três pães num único dia. A receita é muito fácil, mas tem algumas dicas que devem ser seguidas à risca.

Lembre-se, o melhor pão é aquele que você faz, preparado com amor e servido com uma dose generosidade. Assim, é o meu Pão de Cerveja.Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo.

3 colheres (chá) de fermento químico em pó (o comum mesmo de fazer bolo).

1 colher (chá) de sal.

1/4 de xícara (chá) de açúcar.

350 ml de cerveja (clara, escura, de trigo – qualquer uma do seu gosto).

Menos de 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida (nada de usar margarina).

Manteiga para untar a forma e por na cobertura.

Modo de Preparo:

1- Pré-aqueça o forno a 190°C

2- Misture a farinha peneirada, o fermento em pó, o sal e o açúcar numa vasilha grande e funda. A cerveja espuma e sobe quando adicionada.

3- Adicione lentamente a cerveja. Misture tudo delicadamente com uma colher. Essa massa não pode ser muito “mexida” muito menos sovada. Depois de misturada ela fica meio mole e pegajosa. É assim mesmo.

4- Despeje na forma de pão ou de bolo inglês, untada com manteiga, acerte a massa para ficar bem espalhada. Despeje por cima a manteiga derretida, esse é o segredo da casquinha crocante e coloque ervas da sua preferência.

5- Asse por 50 minutos, com forno a 190°C. O pão estará pronto quando a casquinha ficar durinha ao toque. Retire do forno e espere 5 a 10 minutos para servir.

Fotografia | Everton Antoniolli | Rua Curitiba, 1395, Centro, Francisco Beltrão/Pr | Telefone (46) 9 9912-4428.

Mesa Posta | Vitral Home | Rodovia Contorno Leste, 471 – Água Branca, Francisco Beltrão/Pr | Telefone (46) 3211 3450.

(Visitada 186 vezes, 1 visitas hoje)