Petit Gâteau

A querida Chef Cheyla Anater Pellegrini (leia-se Brum Bistrô – http://brumbistro.com/) compartilhou com o Blog a receita e curiosidades sobre essa maravilhosa sobremesa que é um sucesso…afinal amamos chocolate !

O Petit Gâteau é uma sobremesa francesa, que significa pequeno bolo, geralmente ele é de chocolate,  mas pode ser feito de vários sabores, como doce de leite, goiabada. Tem uma casquinha crocante e o recheio é cremoso,  servido normalmente com sorvete.

A história do Petit Gâteau é controversa, alguns defendem que ele foi criado na França, outros que foi criado por um chef francês que morava nos Estados Unidos. E ela também surgiu por um descuido, o bolinho pequeno foi colocado no forno bem quente e tirado as pressas, ficando mais mole no meio, mas teve a aprovação de todos que o saborearam.

Um dos primeiros Chefs a trazer e reproduzir o Petit Gâteau no Brasil foi o Chef Erick Jacquin, que participa atualmente como jurado do MasterChef Brasil.

 Petit Gâteau de Chocolate com Crocante de Amêndoas Laminadas

12071316_642750179198194_159489128_n

Rende 12 porções.

Ingredientes:

5 ovos inteiros

5 gemas

170g de açúcar

100g de farinha de trigo

300g de chocolate meio amargo (sempre de qualidade)

250g de manteiga sem sal

Modo de preparo:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou microondas. Reserve.

Em outra bool e com fouet (batedor) bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar. Adicione a farinha peneirada e misture bem, e em seguida acrescente o chocolate derretido,  misture bem até obter uma massa homogênea.

Unte com manteiga sem sal as forminhas e reserve em uma assadeira em lugar fresco. Coloque a massa nas formas e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 5 minutos (retire assim que estiver com a superfície assada). Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva com uma bola de sorvete e o crocante de amêndoas laminadas.

Crocante de amêndoas laminadas

Ingredientes:

150g de amêndoas laminadas

75g de açúcar

50g de manteiga

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e misture com as amêndoas e o açúcar, leve assar em 180 graus por uns 10min aproximadamente, até que esteja levemente dourada, reserve. Quando estiver pronto o petit gâteau quebre o crocante e coloque em cima do bolinho. Vai dar crocância e um sabor a mais para a sobremesa.

E aí vamos separar os ingredientes e mãos à obra preparar essa delícia ?! 🙂

(Visitada 230 vezes, 1 visitas hoje)