Pimenta | Um tempero para aguçar o paladar

Pimenta é um fruto, semente ou condimento com sabor picante, que pode ser encontrado em diversas espécies. A pimenta é originária do continente americano e é rica em vitaminas e minerais. As pimentas podem ser usadas de várias formas: crua, desidratada, líquida, moída ou em conserva. Ela pode ser usada em carnes, aves, peixes, legumes, saladas, molhos, massas e arroz.
A pimenta pode ser boa para a saúde por ser rica em vitaminas, antioxidantes e capsaicinoides. A capsaicina é o principal princípio ativo das pimentas e é responsável por muitos dos seus benefícios.
Os benefícios da pimenta incluem:
  • Aceleração do metabolismo
  • Ajuda na perda de peso
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Previne doenças cardíacas e crônicas
  • Alivia dores musculares, de cabeça e artrite reumatoide
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Melhora a saúde do coração
  • Regula o açúcar no sangue
  • Protege a mucosa gástrica
As pimentas são ricas em vitaminas A, C e E, que são importantes para o funcionamento do organismo. A vitamina C melhora o sistema imunológico, a vitamina E é um antioxidante natural e a vitamina A melhora a visão.
Pimenta Dedo de Moça: tem ardência média. Se removida a semente, ajuda a suavizar o sabor picante. Combina com peixes, carnes e até sobremesas.
Pimenta do Reino: é o tipo mais usado no mundo todo. Tem sabor leve, melhor consumi-la quando moída na hora.
Pimenta Rosa: tem sabor leve. Indicada para chocolates, saladas e geleias.
Pimenta Caiena: é termogênica, ou seja, acelera o metabolismo. Ajuda no emagrecimento. Rica em capsaicina. Seu sabor é único e picante. Pode ser usada em carnes, batatas, hambúrguer, ovos e legumes.
Pimenta Calabresa: obtida através da secagem e flocagem da pimenta vermelha. Tem aroma forte, sabor picante. Quando aquecida, seu sabor se sobressai na receita.
Pimenta do Reino Branca: tem ardência leve e perfume acentuado. Combina com carnes brancas, como peixe e frango. E com cogumelos.
Molho de Pimenta: tem sabor mais fraco. É a pimenta processada em forma de molho. Indicada para quem quer iniciar no uso desse tempero.
Existem outros temperos que levam pimenta, como a páprica, que é feita a partir dos pimentões assados e processados. Estão disponíveis em três tipos: doce – para ser usada em bolos; defumada – usada em sopas, canapés, tortas e legumes e a picante – usada em molhos e carnes.
Tem a várias com limão, chamada de Lemon Pepper, que é um mix de especiárias com sabor cítrico, com a ardência da pimenta do reino. Ideal para saladas, frutos do mar, batatas e carnes brancas.
O conteúdo completo desse conteúdo, está disponível no programa Bom Dia Rural, no Youtube – link para assistir.
As pimentas das imagens são da @organicosecia, loja localizada em Francisco Beltrão, na Avenida General Osório, 423 – Cango.
(Visitada 24 vezes, 1 visitas hoje)