Quarto da Luísa

“Gosto muito do pôr do sol. Venha, vamos ver um pôr do sol”.

(Antoine de Saint Exupéry, em O Pequeno Príncipe)

O quarto montessoriano é um conceito bastante difundido, conhecido por ter berço ou cama montessoriana no chão. Criada pela pedagoga italiana Maria Montessori, a linha de pensamento valoriza a educação da criança através dos sentidos e dos movimentos para estimular a sua concentração e as suas percepções motoras. Por isso, deve-se promover um ambiente favorável que possibilite esse aprendizado. Todos os móveis, brinquedos e livros, devem ser projetados e locados de acordo com escala da criança, para que ela tenha a independência necessária, e adquira o conhecimento.

Em homenagem ao Dia das Crianças, dia 12 de Outubro a minha parceira Pâmela Namiki compartilhou o quarto da sua filha Luísa, onde ela e o marido Henrique planejaram, criaram e executaram o quarto da pequena.

A Pâmela conta que a proposta do quarto montessoriano é proporcionar a autonomia para a criança, atendendo ao anseio deles como pais. Desta forma, a ideia é “um quarto para a Luísa usar e não para ser pratico para nós, por isso foi feito tudo na altura dela. A cama para ela poder sair sozinha, o guarda roupa aberto para ela ver e pegar as roupas dela, o tapete e as caixas de brinquedos para ela brincar (as caixas tem rodinhas para facilitar a locomoção no quarto), o cantinho da leitura e desenho.”

Ao olhar as imagens logo pensei: “Uau, quarto saído do Pinterest” – encantador, concorda ?! O tema que usado como inspiração, é Woodland, ou seja, florestinha, por isso o cabideiro em formato de árvore que já postei aqui, muita madeira, alguns bichos em feltro e quadros. Tudo lúdico, suave, acolhedor advindo do aprendizado que a experiência que o projeto proporciona à Luíza.

Apenas os rolinhos da cama e as cadeiras não foram confeccionadas pela Pâmela e o Henrique. Os móveis, almofadas e os itens de decoração foram todos confeccionados pelos papais da Luísa. Os pais que já conhecem e praticam o método Montessori sabem que o importante é o prazer, o aprendizado e a experiência que a criança é submetida em sua ambiente.Espero que gostem, eu amei demais poder compartilhar o quarto da Luísa aqui. Minha gratidão aos papais Pâmela e Henrique, pelo belo exemplo de que é possível com dedicação, criatividade e um pouco de habilidade executar móveis e outros itens. Fico aqui pensando, quando a Luíza for maior o orgulho que ela terá em contar para seus amigos que foram seus pais que criaram e executaram seu quarto.

Finalmente, que neste Dia das Crianças o importante é que seus pequenos sejam prioridades completas, em primeiro, segundo e terceiro plano. Dia 12 de outubro não é dia de dar presentes para seu filho, mas é dia de despertar o prazer advindo do aprendizado que surge a partir das experiências advindas das brincadeiras, passeios e bons exemplos.

Um abraço e feliz Dia das Crianças!

(Visitada 154 vezes, 1 visitas hoje)