Roll-on ou Aerosol | Como escolher o melhor desodorante para cada situação

Photo by Morgan Sarkissian on Unsplash

O primeiro desodorante do mundo foi criado pelo povo Sumério no ano de 3.500 a.C, apesar de existirem registros de que os Egípcios já aplicavam aromas de cheiro doce e outras especiarias, como frutas cítricas e canela, para acabar com o odor desagradável.

O produto em forma de creme começou a ser produzido em escala comercial apenas em 1888 e, 1950, os norte-americanos já usavam os primeiros desodorantes roll on. Com o avanço da tecnologia, o desodorante aerossol foi criado 10 anos depois, seguido do produto em bastão em 1970. E hoje existem inúmeras opções disponíveis no mercado com cheiros, tamanhos e marcas diferentes.

Com tantas variedades, é melhor usar desodorante roll on ou aerossol? Fique de olho em nosso artigo e saiba como escolher a opção mais adequada para o seu estilo de vida.

Desodorante Roll-on ou Aerossol | Dicas para Escolher o Seu

Antes de mais nada, a escolha entre usar desodorante roll on ou aerossol vai depender da sua preferência pessoal, além de outros fatores como quando, onde e como o desodorante será usado. Afinal de contas, mesmo que você só compre o spray, será impossível usá-lo para viajar de avião, não é mesmo?

Para te ajudar, elaboramos uma lista com diferentes situações em que é melhor usar desodorante roll on e aerossol.

Restrição na bagagem de mão | De acordo com as regras da Anac, itens em forma líquida ou pastosa como o desodorante roll on, possuem restrição de transporte na bagagem de mão a bordo de um voo doméstico, diferente do aerossol. Para voos internacionais, o limite estabelecido é de 100ml.

Por outro lado, o desodorante aerossol só pode ser levado na bagagem de mão de voos domésticos para uso pessoal e com limite de quatro frascos por pessoa e cada embalagem deve ser inferior a 300ml. Em voos internacionais, a capacidade máxima é de 100 ml.

E fique atento porque mesmo na bagagem despachada existem regras em relação aos produtos aerossóis. O limite é de 0,5L por produto, sendo que o total a ser levado não pode ser maior do que 2L. Ainda, é preciso proteger as válvulas dos frascos para prevenir a liberação do produto.

Desodorante e o seu tipo de pele | A questão do tipo de pele também influencia na hora de escolher entre o desodorante roll on ou aerossol. Por isso, é importante analisar com cuidado como a sua pele reage a cada produto. Peles secas e mais sensíveis, por exemplo, devem apostar no uso do produto roll on, já que a maioria das marcas possui o fator de hidratação, formando uma película sobre a pele que impede a perda de água.

Mas caso a sua pele seja mais oleosa, a dica é usar o desodorante aerossol. Com propriedades antitranspirantes, esse tipo de desodorante inibe o odor e manter a pele seca por mais tempo. Além disso, peles com tom mais escuro, como as morenas e negras, devem evitar produtos aerossóis para não causar manchas na pele. Algumas marcas, inclusive, vendem produtos específicos para esse público.

E se você quiser garantir uma hidratação extra para a sua pele, confira os hidratantes corporais favoritos.

Photo by Tyler Nix on Unsplash

Desodorante X Tipo de Roupa 

O desodorante aerossol tende a secar muito mais rápido do que o seu rival roll on. Basta aplicar o spray, aguardar alguns segundos e você está pronto para se vestir. Além disso, como o desodorante aerossol fica invisível depois da aplicação, também reduz o risco de deixar marcas amareladas na sua roupa branca e manchas esbranquiçadas nas peças escuras e coloridas.

Por outro lado, depois de usar o desodorante roll on, é importante esperar o produto secar bem antes de colocar a roupa. Também deve-se evitar o uso de uma quantidade excessiva porque os principais componentes do desodorante, responsáveis pela diminuição da transpiração, penetram na fibra do tecido e, com o acúmulo, podem manchar sua camisa branca ou preta favorita. As roupas mais sensíveis a manchas são as com tecido de seda, cotton e lycra.

Para evitar esse e outros problemas, saiba mais aqui como usar desodorante e antitranspirante do jeito certo.

(Visitada 178 vezes, 1 visitas hoje)