Estilo e Sustentabilidade | Moda Consciente

São muitas marcas de moda que estão preocupadas com o planeta. Cuidar e transformar aonde vivemos e quem vive nele é um sentimento presente e atual. A iniciativa permite gerar menos impacto ambiental e mais impacto positivo na sociedade.

A necessidade de cuidar e preservar a natureza vem criando um novo conceito e incentivando empresários a adotar métodos sustentáveis em seus produtos e serviços, para assim oferecer aos seus consumidores.

Os processos tem início desde o reaproveitamento de materiais até o desenvolvimento de novas técnicas de produção, elas podem causar menos ou nenhum impacto à natureza. O bacana é que as essas iniciativas crescem e dão um novo caminho à moda, valorizando um estilo cada vez mais consciente de se vestir.O que as marcas estão fazendo ?

Produzindo tecidos a partir de sobras e e aparas de tecidos descartados pelas indústrias têxteis. Um processo inovador.  Anualmente o Brasil produz 170mil toneladas de retalhos têxteis, um grande volume e tecido que pode ser reaproveitado.Usando durante o processo, resíduos de garrafas PET recicladas que, juntos a outras aparas, passam a compor novos tecidos e se transformam em peças 100% sustentáveis.A Vicunha Têxtil em parceria com grandes marcas, desenvolveu o eco jeans, onde se economiza até 80% da água da fabricação. Você sabia que uma calça jeans precisa de até 11 mil litros d’água para ser produzida? É uma grande economia, nossos mananciais e recursos hídricos são preservados.Dispensando o uso de corantes e produtos químicos, e usando eco-products feitos é possível a coloração natural das fibras em diferentes nuances.

Roupas 100% algodão são excelentes para nossa saúde e para o meio ambiente. As marcas preocupadas com a sustentabilidade estão usando matéria-prima certificada pela BCI (Better Cotton Initiative), organização que garante melhorias para o ambiente e ajuda comunidades agrícolas das áreas produtoras.Por último, e muito importante. De nada adianta comprar roupas produzidas a partir de material sustentável se o consumo não for consciente. Comprar desnecessariamente, por impulso, sem estar precisando de uma roupa e acumular peças no nosso guarda-roupa é uma atitude não sustentável. Concorda?

Curiosidade | 10 marcas que investem em moda sustentável: Amaro Cares, Honey Pie, 787, A Fine Mess, Another Land, Bordado Suíço, Comas, Insecta Shoes, PP, Lina Delic e Zerezes.

Imagens Não Autorais | Reprodução Amaro Cares.

(Visitada 201 vezes, 1 visitas hoje)