Serra do Corvo Branco | Santa Catarina

O Brasil tem lugares lindos e desconhecidos. “Turistar” por aqui é conhecer vários países dentro de um só, cada região tem seu clima, suas particularidades, sua beleza, sua história. Conheça o Brasil antes de qualquer lugar do mundo, vale muito a pena e nos enche de orgulho.

A Serra do Corvo Branco está localizada no sul do estado de Santa Catarina, pela qual passa a Rodovia Estadual SC-370, estrada que liga os municípios de Urubici e Grão Pará, por cerca de 56,5 km, sendo que a diferença de altitude entre as duas cidades é de 805 metros (Grão Pará 110 m e Urubicí 915 m acima do nível do mar). Nesse trecho de estrada entre os municípios existem muitas pousadas com ótimas opções de hospedagem, com as baixas temperaturas lotam. Todas maravilhosas! O passeio pode ser a dois, com a turma de amigos ou em família, se você tiver disponível um fim de semana, vale a pena da mesma maneira. Simmm, muito vento e frio no inverno, lembre-se de incluir na bagagem luvas, meias, cachecóis e gorros para enfrentar o frio. Você vai precisar, pois nesta época do ano as  temperaturas por lá são sempre baixas, principalmente nos pontos mais altos.

A Serra do Corvo Branco é um lugar mágico, dá para ouvir a alma, o coração pulsando. É de uma simplicidade ímpar, são 2 grandes paredões de pedra paralelos, rochas do Aquífero Guarani partidas ao meio, com cerca de 90 metros cada. A formação rochosa de 160 milhões de anos, tem esse nome por causa do urubu-rei, ave de rara beleza, com plumagem branca e detalhes coloridos – Corvo Branco.

Uma curiosidade, é o maior corte em rocha já feito no Brasil, a Serra tem mirantes praticamente a cada curva, no entanto, apenas 600 metros da via estão pavimentados, o restante é terra. Como a neblina muitas vezes impede que se tenha uma visão real do lugar, evite descer se a visibilidade estiver ruim ou se estiver chovendo. Se o tempo estiver ensolarado, comemore, pois a paisagem será ainda mais bela.Como falam por lá, a Serra do Corvo Branco é para os fortes! Ela é ainda mais radical que a Serra do Rio do Rastro, o lugar é incrível. A estrada já foi uma importante ligação entre o litoral e a serra e continua em atividade. A “garganta” de entrada (foto acima) proporciona uma visão impressionante.“Descer a serra até a cidade de Grão-Pará, como motorista ou passageiro, é uma emoção única, quase comparável à sentida em uma montanha-russa. As curvas fechadas (para se ter idéia do ângulo, caminhadas têm que fazê-las em duas manobras para não invadir a pista contrária e o tráfego de veículos maiores é proibido) e a pequena largura da estrada remetem imediatamente ao tempo em que a estrada era conhecida como “a mais temível” de todo o Brasil. O tempo passou e ela não perdeu sua imponência.” (depoimento www.destinoflorianopolis.com.br). 

Eu acredito muito que “A melhor parte de uma viagem é o caminho, não o destino” pegar o carro, dirigir sem pressa, curtir a paisagem, observar as cores do caminho, parar e sentir o vento isso tudo é muito gratificante e revigorante. Esse passeio te oferece tudo isso e um pouco mais, pois o destinho é surpreendente!

Fonte: www.urubici.sc.gov.br

Algumas opções bemmm legais de hospedagem: https://www.cambuim.com/| http://www.moradadoscanyons.com.br/pt-br

(Visitada 580 vezes, 1 visitas hoje)