Tenho vergonha, minha cozinha está uma bagunça!

Hoje, a Personal Organizer Raquel Roncato nos dá dicas valiosíssimas para organizar a cozinha. Aquele cômodo que tem um valor sentimental importante em nossas famílias e onde gostamos de nos reunir.

“Co – zi – nha !!!

Eu não a-cre-di-to que você consiga deixar ‘isso’ em ordem !! 🙁

Ah! Mas eu tenho vergonha, minha cozinha esta uma ba-gun-ça !! 🙁

Bem, tenho duas notícias 🙂

1 – Se estivesse tudo organizado, não precisaria dos meus serviços (essa é pra personal organizer que vai resolver seus problemas :)) e,

2 – Podemos ajudar simmmmmmmm (essa é pra você :))

(Sério, aqui na frente dessa telinha em branco, passou um filme na minha cabeça <3. Muitas histórias vividas nesse ambiente que traduz inúmeros momentos em família ou entre amigos. Bateu uma saudade <3.)

Cozinha! Muitos dos melhores momentos em família ou com amigos, são compartilhados nela. Quantos encontros ao redor daquela mesa onde o alimento servido com carinho é degustado, entre conversas animadas, e muitas alegrias. Das cozinhas mais singelas até as mais sofisticadas, passando pelas cozinhas gourmet, todas carregam consigo os cheirinhos e aconchego de grandes momentos.

Saindo dessa viagem de lembranças, vamos ao papo que nos trouxe até aqui.

Por onde começo?? Podemos contratar os serviços de uma profissional, claro. Ela irá até sua casa para uma visita técnica, e fará um orçamento detalhado, para organizar e adequar sua cozinha. E caso queira organizar tudo sozinha, mãos à obra!

Iniciamos pelo DES-CAR-TE, como em qualquer ambiente da casa. Vamos abrir as portas e os potes, observar com cuidado, datas de validade e utilização de cada item a ser, ou não guardado. Faça a limpeza e a triagem de tudo.

Observe a distribuição e funcionalidade de cada ambiente a ser organizado.

Separe tudo por função. Ex: café da manhã, travessas, pratos, inox, panelas, e demais utensílios, cada elemento deverá ter seu espaço definido, para que a organização se mantenha por muito mais tempo.

Setorize.

Observe medidas de todos os itens, para adequar espaços (o ideal é participar do projeto de marcenaria).

Alimentos e bebidas devem ter um espaço definido, sempre lembrando que devem ser observados os prazos de validade de cada produto. Produtos abertos devem ser armazenados em potes herméticos para melhor conservação. Utilize etiquetas, dê preferência às laváveis, para anotar a validade. Os produtos mais pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas, bebidas, caixas de leite etc, os produtos de utilização diária devem ficar nas prateleiras de melhor acesso (na altura dos olhos).

Alimentos fechados podem ser armazenados em cestos, ficam lindos e muito bem organizados.

Para facilitar a organização de peças menores (ex: xicaras) pode-se fazer uso das sub-prateleiras*, em marcenaria ou vidro, ficam ótimas e deixam as peças em segurança. (veja em dicas no final do texto)

Gavetas devem ter um espaço interno livre de pelo menos 10 cm, para facilitar a organização. Utilize organizadores de acrílico, ou inox, (são modulares e encontra-se em lojas especializadas em tamanhos que se adequam ao seu espaço), para organizar talheres e utensílios menores. Ficam lindos e dão ao ambiente um toque delicado.

Os gavetões são ótimos para armazenar as panelas, de preferência lado a lado, para evitar danos. Potes, travessas, utilizando ou não organizadores

As barras imantadas são ótimas opções para facas.

Os ganchos podem ser ótimas opções para os utensílios de uso diário.

Objetos decorativos, uteis para o dia a dia podem ficar sobre a bancada, se houver espaço. Ex: cafeteira.

A torre de tomadas, fica excelente e facilita a utilização dos eletrodomésticos.

Utilize tabuas de corte em cores diferentes, fica mais higiênico e você não vai ‘misturar os sabores’. Para guardar, pode-se utilizar os revisteiros de acrílico.

Lembre-se no projeto de marcenaria, dos seus acervos, as louças de família, os cristais, a prataria. Todo deve ser cuidado e organizado para que possa ser visto, e utilizado <3

O enxoval de mesa, guardanapos, souplast, precisam de espaço de fácil acesso para uma linda mesa posta ser montada. “Uma cozinha bem pensada e planejada trará o conforto e a conveniência que você merece. Uma boa organização traz diversos benefícios ao dia a dia, como:

  • Tempo: a otimização do tempo de trabalho na cozinha.
  • Ergonomia: melhor acesso ao interior dos móveis.
  • Saúde: melhor postura ao trabalhar e procurar objetos, alimentos e utensílios no interior dos armários.
  • Armazenamento: maior espaço para armazenar tudo o que você precisa.

 O principal fator é o dinamismo e aproveitamento dos ambientes”. (Cozinha Luxuosa Paula Furlan).

Dicas:

Sub prateleiras – Prefira armários com profundidade superior à 40 cm e prateleiras com altura superior à 30 cm. – largura de 12 à 17 cm – tudo depende da profundidade do móvel; – quanto maior a profundidade do móvel, maior a profundidade da sub prateleira. – instale-a com no mínimo 10 à 12cm, da prateleira de cima para baixo.)

Temos uma infinidade de itens, marcenaria de fino acabamento, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, louças, vidros, cristais que deixam os ambientes elegantes e funcionais. Fique atento aos detalhes. E se sua cozinha estiver pronta, pode-se criar alternativas para melhorar a funcionalidade e aproveitamento de cada espaço”.   Beijocas <3 em Agosto tem mais dicas 🙂

 

Raquel Roncato é Personal Organizer, desde 2017, pela empresa OZ!ORGANIZE, de Curitiba. Atua na organização de residências e mudanças. Um trabalho que à muitos assusta, para Raquel é muito prazeroso. É sua fonte de realização pessoal e profissional. Ela nos diz: Facilitar seu dia é minha funcao ❤️. Nascemos prontos, basta aprender, aprimorar e acreditar ❤️

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