Closet? Armário embutido? Guarda roupas? Araras?

Hoje a Personal Organizer Raquel Roncato dá dicas de como organizar roupas e calçados. São ensinamentos práticos e úteis para nossa vida. Tenho certeza que se não todos, alguma dessas dicas você vai por em prática.

“Organizar: deixar o ambiente prático, funcional e bonito.

Arrumar: deixar o ambiente bonito.

Sabe aquele sonho de “tudo lindo e organizado”, com espaço necessário para encantar e facilitar o seu dia? É possível simmm!

E para isso você não precisa ter um closet gigante ou um armário pra lá de grandão. Tudo vai depender se sua necessidade, espaço disponível e, é claro, seu orçamento.

A escolha do móvel é muito particular, e cada um tem sua visão sobre este espaço que deve facilitar seu dia deixando suas roupas e calçados sempre ao alcance dos olhos e da mão.

Em conversa com amigos, alguns não podem imaginar um closet para organizar suas roupas e calçados, se não tiver portas para fechar cada compartimento (rsrs…achei interessante, afinal não somos todos iguais, né?).

É importante lembrar que tudo o que for excesso pode deixar seu ambiente pesado e com a sensação de “bagunça”, portanto, reserve um tempo separar, consertar, descartar, doar tudo o que você perceber que não é mais útil, não serve, não usa, ou está guardado para esperar “uma oportunidade”, talvez quando ela chegar, você nem queira mais aquele “guardado”.

Use Tudo!

Utilize os 5 R’s de uma vida sustentável: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Vamos as dicas práticas: 

– Observe espaço e orçamento (muito importante).

– Closets, necessitam de um espaço específico, são feitos sob medida (item de Marcenaria).

– Armários embutidos, ficam nos espaços disponíveis no quarto, são feitos sob medida (item de Marcenaria).

– Guarda roupas, são encontrados com facilidade em lojas especializadas (medidas padrão devem ser observadas para melhor utilização do seu espaço)

– Araras, são ótimas opções para pouco orçamento e espaço reduzido. Ou para aguardar o momento ideal para a aquisição dos novos móveis.

– Observe a profundidade do móvel, (55cm a 60cm) para que roupas e agasalhos fiquem bem acomodados.

– Lembre-se das peças mais longas: casacos, vestidos e macacões.

– As sapateiras precisam ser planejadas para vários “saltos”, rasteirinhas, botas de canos longos (melhor não dobrar), e curtos. E as colmeias que acomodam rasteirinhas são ótimas, otimizam o espaço e facilitam o manuseio.

– Suas bolsas e acessórios, precisam estar acomodados em espaço adequado e visíveis na hora de montar seu look <3 (Ganchos são ótimos para acessórios, e você pode utilizar a lateral de seu armário para isso).

– Prefira prateleiras aos nichos, os espaços podem ser melhor aproveitados. Porém essa é uma escolha do cliente, é ele quem vai determinar o que melhor se adapta ao seu estilo.

– Lembre-se das gavetas para organizar peças menores.

– Calceiros são dispensáveis, substitua-os por suportes para cabides para organizar suas calças. Fica super prático e você visualiza tudo o que está guardado. Para calças até número 46 utilize os cabides infantis, acomodam muito bem (as calças), e não ficam escorregando. Para pantalonas utilize os cabides infanto juvenis ou, os cabides para adultos, dependendo da largura da perna.

– Use colmeias para as roupas menores e peças ‘molinhas’ (difíceis de manter dobradas, tipo academia), em gavetas e prateleiras, elas facilitam a organização e quando forem retiradas do lugar não bagunçam as outras peças.

– Se tiver espaço: Pendure!

As roupas amassam menos;

Você visualiza tudo o que está guardado. Lembra das suas roupas e as usa;

É possível pendurar camisetas. Utilize o cabide ideal;

Use um cabide por peça de roupa;

Conjuntos, guarde-os junto;

Cabides de lavanderia, deixe na lavanderia;

Os ganchos dos cabides devem ficar voltados para dentro do armário. Facilita o manuseio;

Se for possível, padronize os cabides. Harmoniza o espaço. Um metro de varão acomoda em média 70 cabides finos

A vida é “Antes e Depois”, a organização facilita seu dia, transforma seus ambientes e sua vida.

“Casa organizada é paz de espirito”, foi a expressão da arquiteta Marina Urio Cichocki num trabalho que fizemos juntas. <3 E, é!

Paz de espirito, estabilidade, funcionalidade e economia – você não vai comprar uma ‘camisa preta’, sabendo que tem em seu armário e se não precisar mais de uma ou um tempero sabendo que tem em sua dispensa.

Beijinhos <3 e até julho

Imagens Arquivo Pessoal Raquel Roncato.

(Visitada 247 vezes, 1 visitas hoje)