Decoração

Curiosidades sobre Iluminação de Closet e Ambientes Íntimos

19 de maio de 2019

Crédito da Imagem| Artem Bali/Pexels

Quem procura por casas à venda em Francisco Beltrão certamente já deve ter se deparado com um closet, um banheiro ou um quarto com uma decoração de dar inveja em qualquer um.

No entanto, enquanto você está aí achando que a culpa por esses espaços parecerem tão bonitos e arrumados é dos móveis ou da cor da paredes, saiba que, muitas vezes, o que realmente faz a diferença nesses ambientes é a iluminação.

Nas próximas linhas, descubra algumas curiosidades que mostram o quanto um bom jogo de luzes pode fazer pelos ambientes íntimos da sua casa.

Curiosidades sobre a iluminação de closets | Quando você planeja vender um apartamento em Francisco Beltrão, por exemplo, a boa iluminação de um closet é tão importante quanto uma nova camada de tinta. Por dar atenção a detalhes que muitas vezes são esquecidos, um bom jogo de luzes pode aumentar consideravelmente o valor de um imóvel.

De acordo com alguns donos de casas para alugar em Pinhais, compradores em potencial sempre abrem os closets quando visitam as propriedades, e ficam bastante impressionados com os que são organizados e brilhantes.

Mas nem todas as soluções de iluminação são iguais. Para um visual mais luxuoso, é interessante fazer com que a luz acenda automaticamente ao abrirmos a porta do closet. Esse efeito pode ser obtido tanto com um interruptor de batente de porta, como com um sensor de movimento.

Para quem acha que não sabe o que é um interruptor de batente, ele pode ser encontrado em praticamente todas as geladeiras modernas: você abre a porta e a luz acende.

Já um sensor de movimento, apesar de também acender as luzes quando abrimos a porta do closet, também as desliga automaticamente depois de um tempo, caso não seja feito nenhum movimento no local.

Ambas as ideias são muito convenientes e ajudam a economizar energia, além de eliminarem a necessidade de um interruptor adicional na parede.

Para os tipos de luzes em si, especialistas em design de interiores recomendam o uso de luminárias LED com iluminação difusa, linear e de perfil pequeno. Elas devem ser montadas dentro do closet, acima da porta. Devem também fornecer luz brilhante de cor quente com uma temperatura de cor de 2700 a 3000 kelvin.

A montagem das luzes provavelmente exigirá uma mão de obra especializada, uma vez que também demanda a instalação de novos fios nas paredes, e é muito importante enfatizar que essa é a única maneira de realizar todo o procedimento corretamente.

Abordagens improvisadas, como ligar uma luz de armário a uma tomada elétrica, não só parecerão ruins, como também criarão um possível risco de incêndio.

Uma vez que o seu closet esteja iluminado corretamente, não se esqueça de organizar o que está dentro dele. Se você tem roupas e sapatos caros, uma boa iluminação ajudará a mostrá-los, o que pode ajudar inclusive a aumentar nos potenciais inquilinos a vontade de alugar casa de 3 quartos que você possui.

Especialistas no ramo imobiliário afirmam que, muitas vezes, um comprador em potencial, vendo que o vendedor do imóvel tem produtos caros em sua residência, geralmente se sente mais tentado em adquirir a propriedade por pensar que, comprando a casa, também poderá ter essas coisas.

Curiosidades sobre a iluminação de banheiros | Outro ambiente íntimo de uma residência que pode mudar consideravelmente com uma boa iluminação é o banheiro. Quer esteja a aplicar maquiagem, a fazer a barba ou a escovar os dentes, a iluminação de um banheiro o ajuda a ver tudo.

Luminárias de teto serão suficientes para a luz ambiente, mas não são ideais para tarefas de beleza e higiene. Na verdade, a iluminação de cima pode criar sombras, manchas e linhas em seu rosto enquanto se barbeia, se maquia, usa o fio dental, etc.

Para evitar sombras e envolver o seu rosto com uma luz lisonjeira, instale um dispositivo que tenha pelo menos 24 polegadas de largura por cima do espelho do seu banheiro.

Em seguida, adicione duas arandelas de parede ou pingentes em cada lado do espelho. Posicione-os a pelo menos 28 polegadas de distância e a 60 polegadas do chão. Depois nos conte como ficou a diferença em relação à iluminação de antes.

Curiosidades sobre a iluminação de quartos | De todos os ambientes íntimos de uma casa, o quarto é o local onde os moradores costumam passar mais tempo, além de ser um dos cômodos mais valorizados nos apartamentos.

Afinal de contas, esse ambiente não é mais um lugar apenas para dormir; é um espaço para relaxar, se arrumar de manhã e trabalhar até tarde da noite. Não é à toa, claro, que todo ano costuma aumentar a procura de pessoas para alugar casa de 3 quartos ou mais.

No entanto, a iluminação dos quartos é muitas vezes inadequada, uma vez que nem sempre é considerado um fator forte no design, devido à ausência de luz ser algo necessário para se dormir. Mas, com o papel do quarto mudando, é importante que a iluminação seja ampla e tão funcional quanto a de qualquer outro cômodo da casa.

Assim como todos os outros espaços de uma residência, a base da iluminação do quarto é a geral, ou seja, a luz ambiente. De arrumar a roupa a arrumar a cama, esta é a luz que mantém o espaço funcional e fácil de se viver.

Uma maneira simples de adicionar luz ambiente a um quarto é com uma luz de teto. Seja uma luminária embutida, um candelabro ou uma pendente, instale-a no meio do teto para distribuir uniformemente a iluminação ambiente por todo o cômodo.

O toque final para um bom arranjo de luz são as iluminações de cabeceira, que podem funcionar como luzes noturnas ou de leitura. Algumas são até multifuncionais, pois incluem portas USB, bandejas e prateleiras.

Além do tradicional candeeiro de mesa, a iluminação de cabeceira também pode incluir luzes pendentes e arandelas de parede.

Uma única luz pendente suspensa acima de uma mesa de cabeceira é uma solução de iluminação criativa e moderna por fornecer uma luz de destaque e ainda manter a mesa de cabeceira vaga para um despertador ou livros, por exemplo.

E você, o que achou dessas curiosidades sobre a iluminação de closets e outros ambientes íntimos de sua casa? Compartilhe com os seus amigos para saber o que eles também vão achar!

Comentar via facebook

Comentário(s)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM