Vista-se de Você

As escolhas que fizemos sobre o que usar, não são triviais, elas comunicam quem somos. Algumas pessoas tem a ideia falsa de que, se nos importamos com maquiagem, moda e beleza – somos superficiais.

Apropriar-se da nossa personalidade e transmiti-la nas escolhas de beleza é uma forma de comunicar ao mundo quem você é, diria mais, é uma forma eficiente de comunicação.

Há mais de 10 anos ouvi de uma conhecida, que ela era conhecida na faculdade como a “garota do esmalte vermelho”, quando cursava Direito, nunca esqueci dessa frase. Por muito tempo o esmalte nessa cor, assim como o batom foi tabu. A congressista norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez, na ocasião da sua posse em 2019, fora aconselhada a remover o esmalte no tom escarlate das unhas para evitar comentários, ela resolveu mantê-lo. Aproveitou e mandou um recado, dizendo mais ou menos assim “quando alguém pedir para mudar sua aparência para agradar, lembre-se quem você é e de onde veio, lembre-se das suas origens”.

Não julgo quem faz tal mudança, como não usar batom e sim, um gloss transparente para ganhar autoconfiança, muito menos acredito que nós mulheres devemos ser sensuais o tempo todo. Cada uma tem sua maneira de se expressar, e isso varia de uma para outra. Ok?

O mundo tem muitos ícones que são referência; valorize o seu jeito de ser, valorize o seu jeito único e ímpar de estar no mundo. Pratique pequenas subversões por meio do cabelo ou da maquiagem. Descubra qual detalhe comunica o que deseja trazer para o dia-a-dia, criando a sua marca pessoal. Algo como o cabelo platinado da Priscila Ghedin de Albuquerque; o lápis azul-cobalto que Lady Di exibiu nos compromissos cheios de protocolo da realeza britânica; o cabelo “pixie” da minha irmã Queila; os longos e vermelhos cabelos da minha amiga Aliandra; as sardas e cílios alongados da atriz Jane Birkin; o delineado grosso da Renata Vasconcellos (apresentadora do Jornal Nacional) ou o batom vermelho da cantora Taylor Swift.

Lembre-se a decisão de Vestir-se de Você, é sua responsabilidade. Aproprie-se dos seus gostos, transforme-os em símbolos e vista-os antes de sair amanhã. Tenha certeza, é uma das revoluções mais íntimas e lindas que pode acontecer. Eu estarei aqui torcendo por você!

Com carinho,

Flaviana

A minha fotografia é da Daniela Roncato @droncato.ph

Vestido | Quatro Estações | Rua Antonina, 223, sala 02, Centro |Francisco Beltrão – PR | Telefone 46 3524 0882 e 46 99974 8036.

Semijoias | Ester Ávilah Semijoias |Rua Romeu Lauro Werlang, 2033 – esquina com rua Ponta Grossa. Telefone 46 9 9136 7283 | Instagram @esteravilah | Facebook Ester Avilah Bressan Semijoias e Ester Ávilah.

(Visitada 33 vezes, 1 visitas hoje)