Espelho, espelho meu…

Texto | Franciele Schmitz

A psicóloga Franciele Schmitz trata do assunto Autoimagem, nesse texto e nos próximos. A ideia é pensarmos na expectativa que temos da nossa própria imagem e de nós para com os outros. O que vemos ? O que idealizamos?

Ela nos faz pensar que por muitas vezes, em virtude da nossa imagem, deixamos de tomar atitudes à nosso favor, pensando no que os outros irão achar ou pensar. A autoimagem madura nos faz lidar com nossa imagem tal qual ela é, e sabermos nos aceitar, pensando nas inúmeras outras qualidades que possuímos e não somente na aparência.

“Matéria publicada pela revista Exame em outubro de 2018 diz que “Mercado da beleza prevê crescimento para 2019”. No Bem Paraná de julho de 2019, “Mercado de estética e beleza no Brasil segue em grande crescimento”. Revista Exame de janeiro de 2019 divulga matéria que se refere ao Brasil como o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas do mundo e o percentual cresce a cada ano. Dentre as mais populares estão a cirurgia de aumento de mama, lipoaspiração e cirurgia de pálpebras. Mas e você, já pensou em fazer uma cirurgia plástica, uma harmonização facial, colocar botox ou mesmo mudar a estrutura do cabelo? Como você se vê?

Em 2013, a Dove lançou um vídeo que foi muito assistido e que vale a pena conferir para aqueles que não conhecem, que se chama Retratos da Real Beleza. A partir da descrição da imagem de cada mulher que estava sentada atrás da cortina, o artista desenhava a sua fisionomia. No momento seguinte, o artista desenhava a mesma mulher com a descrição da próxima participante e assim se construíam duas imagens, um auto-retrato e o segundo retrato, visto através dos olhos do outro. Os resultados são surpreendentes, ou seriam previsíveis? A beleza que o outro vê em mim, não é percebida por mim mesma. (https://www.youtube.com/watch?v=Il0nz0LHbcM)

A imagem corporal se refere a representação mental feita por cada indivíduo sobre o seu corpo. A formação da imagem pode ser entendida como a junção dos aspectos biológicos, emocionais e relacionais na interação com o outro. A relação com o outro, a forma como os outros me enxergam e o que é idealizado são fatores cruciais na percepção dessa aparência pessoal.

É importante evidenciar que concomitantemente ao momento que se constrói a imagem corporal também se estrutura a autoestima e ambas são decisivas para criar um ciclo de autoavaliação positiva enquanto indivíduo. Cabe aqui exemplificar que autoestima neste caso é a capacidade de falar sobre suas qualidades sem expor seus defeitos e sem se comparar a outras pessoas.

Em se tratando de relacionamento interpessoal, é perceptível que nos dias de hoje os relacionamentos estão mais efêmeros e a aparência se torna um fator importante no julgamento dessas interações sociais. A beleza tem um peso significativo no sucesso, tanto pessoal quanto profissional. Sendo assim, realizar procedimentos estéticos para se sentir melhor não há mal nenhum. O problema é que muitas pessoas vivem em busca de satisfação permanente e associam os tratamentos de beleza a idéia de milagre. Procedimentos de beleza melhoram sim a autoestima, mas não podemos viver prisioneiros deles e considerá-los como a única fonte de felicidade. Felicidade é se sentir bem com o corpo que se tem, fazendo o que se gosta. Mas afinal, o que o seu espelho responderia? Você aceita e é feliz com sua imagem?”

Franciele Schmitz | CRP 12/16481 | Psicóloga formada pela UFSC com experiência de mais de dez anos nas áreas de recrutamento e seleção, desenvolvimento humano e políticas públicas. Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Pessoas. Atua como gestora na área de cuidado de pessoas e palestrante de diversos temas que envolvem relações interpessoais e comportamento humano.

Trabalhou em empresas como BRF, Parati Alimentos e SENAC PR. Determinada, comprometida, comunicativa e com facilidade de relacionamento interpessoal. Gosta de desafios.

Enquanto psicóloga sua principal missão é estimular o desenvolvimento de pessoas que desejam ter uma relação melhor consigo mesmas, com suas escolhas e nas relações com os outros.

Fotografia | Daniel Zimmerman

(Visitada 196 vezes, 1 visitas hoje)