Você conhece o treino Bootcamp?

Texto | André Molina – Educador Físico

“O brasileiro adora novidades, então imagina uma atividade física que vai deixar você mais animado para encarar o dia a dia e oferecer condicionamento físico e satisfação pessoal? Inspirada no treinamento militar, essa arma é o bootcamp, que chegou com tudo por aqui.

Ficou curioso para saber exatamente o que é bootcamp? Continue a leitura e saiba mais sobre essa novidade!

O que é Bootcamp?

O bootcamp, como o próprio nome sugere, é um circuito ou campo de treinamento e se tornou a sensação do momento para quem quer estar de bem com o corpo.

Essa novidade tem feito milhares de pessoas, em sua maioria mulheres, migrarem das salas de musculação das academias para os circuitos de treino — desenvolvidos coletivamente e quase sempre ao ar livre embora muito bem adaptado nas academias.

Embora tenha sido elaborado inicialmente para desenvolver a capacidade de novos recrutas durante o treinamento militar nos EUA, hoje o treino bootcamp é ideal para quem quer fugir da rotina imposta normalmente pelas academias. O treinamento traz resultados rápidos, com a vantagem de que as aulas são muito mais dinâmicas.

Como funciona o treinamento?

A principal característica desse programa é aperfeiçoar o condicionamento físico. Alongamento, corrida e uma sequência de atividades mais intensas, são atividades sempre obrigatórias nas aulas.

No treino bootcamp você faz uma série de exercícios alternando corrida, flexões e burpees, e percorre circuitos semelhantes aos dos militares, que incluem obstáculos com pesos, cordas e outros objetos.

O treinamento também inclui exercícios cardiovasculares com o objetivo de aumentar o ritmo cardíaco.

Para finalizar o treino, normalmente há a prática de alongamento e de movimentos parecidos com os da yoga, o que relaxa toda a musculatura e ajuda você a minimizar o impacto dos exercícios.

Quem pode e quem não pode praticar o bootcamp?

Como qualquer exercício físico este não é diferente, vai exigir esforço cardiovascular, articular e gerar impacto, pessoas com alguma alteração nesse sentido deve ter mais atenção a pratica. Recomenda se sempre uma visita ao médico e um check up completo para avaliar como está sua saúde corporal.

Quais os benefícios do bootcamp para o corpo?

O bootcamp define bem a musculatura. O treino trabalha o peitoral, define glúteos, firma o abdômen, desenvolve membros inferiores e ainda elimina aquelas gordurinhas localizadas tão indesejadas.

Em uma aula de uma hora, por exemplo, você consegue queimar cerca de 600 calorias.

Outra vantagem é que a música de fundo e o contato com os colegas faz com que você consiga aliviar o estresse do dia a dia, o que causa bem-estar e predisposição para encarar novos desafios.

Nada melhor do que incluir novas atividades em nosso cotidiano. Se essa novidade nos traz benefícios físicos e mentais – é melhor ainda, não é mesmo?

Mas sempre procure orientação de um profissional qualificado.

Saúde em primeiro lugar, pense nisso!

 

André Molina | CREF 010593-G/PR |www.mundosaude.club | instagram.com/mundosaude.club

(Visitada 151 vezes, 1 visitas hoje)