Todos os dias são de Recomeços

Texto | Franciele Schmitz – Psicóloga 

Um novo dia, novas oportunidades, novos desafios e com eles, obstáculos desconhecidos. Aquele frio na barriga e mais um recomeço. Você tem medo ou coragem?

Você já parou pra pensar como vai ser suas lembranças quando ficar velhinha, olhar pra traz e fazer aquela avaliação da sua vida? Poderia ter sido mais, feito mais, ousado mais… Ouuu… vivi muito, viajei bastante, senti todas as emoções e fui feliz.

Para alguns o novo representa algo positivo, para outros, pânico. A diferença entre as duas atitudes está relacionada com a percepção de valor próprio que cada um tem de si e junto disso, um conjunto de variáveis como o autoconhecimento, a autoestima e as experiências adquiridas ao longo da vida.

O detalhe é que todos os dias acordamos para o desafio de viver uma nova vida e utilizar o melhor que temos e podemos. Infelizmente muitas das pessoas passam por ela e se não bastasse, acabam por adquirir problemas financeiros, nos relacionamentos, questões relacionadas à saúde física e emocional.

Somos humanos e é claro que essas situações nos abalam, mas quanto mais completos somos em nós mesmos, mais facilmente nos recuperamos dos problemas que vivenciamos ao longo da vida e voltamos ao equilíbrio. Pode parecer exagero, mas como é difícil para muitas pessoas dizerem quem são e o que querem. Quanto menos nos conhecemos e mais levamos em consideração o julgamento de outras pessoas, mais interferências acontecem na construção da identidade e nas escolhas/armadilhas que criamos a nós mesmos.

Em se tratando de um ano atípico, que tem exigido muita praticidade e a necessidade que desenvolvamos novas habilidades, é possível afirmar que todos os dias tem sido de recomeços. Fácil ou difícil, mesmo sem nos apercebermos, esse momento pode nos preparar para novos caminhos em busca da nossa totalidade. Acolha a sua história, viva o presente e se permita desejar. Ir em busca do sentido da própria existência é uma luta diária.

O segredo está em seguir em frente! Decidir dar o primeiro passo!

Franciele Schmitz | CRP 12/16481 | Psicóloga formada pela UFSC com experiência de mais de dez anos nas áreas de recrutamento e seleção, desenvolvimento humano e políticas públicas. Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Pessoas.

Trabalhou em empresas como BRF, Parati Alimentos e SENAC PR. Determinada, comprometida, comunicativa e com facilidade de relacionamento interpessoal. Gosta de desafios.

Enquanto psicóloga sua principal missão é estimular o desenvolvimento de pessoas que desejam ter uma relação melhor consigo mesmas, com suas escolhas e nas relações com os outros.

(Visitada 41 vezes, 1 visitas hoje)