A Raquel Roncato, Personal Organizar aceitou o convite e mensalmente, irá contribuir com dicas sobre organização da casa e da vida. Ela realiza seu trabalho com maestria e tem o dom da organização, quem a conheçe sabe bem. Nossa primeira matéria é sobre como organizar uma mudança, dicas funcionais e que dão muito certo. Boa leitura!
Raquel obrigada! Estou muito feliz com nossa parceria, seja bem-vinda!
“SO-CO-RROOOOOOOOO! Quem nunca se sentiu assim antes, durante e depois de uma mudança? O caos se instalou em minha vida.
Tudo tem solução, e as mudanças são o melhor de todos os momentos pra que você realmente “mude.”
Vou dar algumas dicas importantes para que você possa viver esse momento com tranquilidade:
Na Casa Nova.
– Saber as medidas de paredes e portas são importantes no momento de dispor os seus móveis e eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar, secadora…etc).
– Verificar, sempre, a voltagem (110W, 220W).
– Transfirir contas e avisar bancos, cartões de credito, lojas etc, seu novo endereço.
– Cancelar internet, contas de água e luz etc. Hora de desligar tudo na antiga morada.
– Retirar cortinas e tapetes, verifique medidas e agende a lavagem e reformas em caso de necessidade.
– Verificar os serviços na nova residência (energia elétrica, água, internet etc). Hora de ligar.
– Agendar uma limpeza na casa antes da chegada da mudança
Agende sua Mudança.
– Faça pelo menos três orçamentos (busque indicações com amigos).
– As mudanças rápidas dentro da mesma cidade ou para cidades próximas, você pode transportar objetos mais delicados com seu próprio carro.
– Verifique horários para carga e descarga.
Hora de Começar.
– Descarte tudo o que não é mais necessário. Esse é um ótimo momento para ‘se livrar’ de tudo aquilo que já não faz mais parte da sua vida (louças, utensílios, panelas, travessas…roupas, sapatos, papéis, objetos decorativos, roupas de cama, mesa e banho)
– Repare, recicle, doe e transporte somente o que realmente for importante!
Pensando nas Embalagens.
Tenha a seu dispor os seguintes itens: Caixas de papelão (reforçadas para loucas e objetos pesados); Sacos de lixo (para roupas de cama, mesa e banho, almofadas, cobertores); Papel pardo (manilha e seda); Plástico bolha; Fita larga; Tesoura; Canetas coloridas; Folha A4, para detalhar conteúdo das embalagens.
No Momento de Embalar.
– Não use caixas muito grandes. Utilizar caixas menores facilita na hora de transportar, em função de peso, por ex.: livros em caixas muito grandes dificultam muito na hora de transportar. Louças são delicadas e pesadas, então as caixas menores evitam grandes esforços e alguns estragos.
– Fazer fotos dos cabos de todos os eletroeletrônicos, vai facilitar muito na hora de ligar novamente.
– Separe roupas, documentos, remédios e objetos pessoais que serão usados durante o período de mudança. Use malas e mochilas e deixe tudo organizado para sua viagem.
– Objetos de pouco uso, serão os primeiro a ser embalados (enfeites, porta retratos, item decorativos, etc)
– Embalar cada ambiente separadamente, etiquetar e identificar itens de cada caixa
– Identificar as caixas por ordem de ‘urgência’:
– A: Abrir logo.
– B: Pode aguardar.
– C: Pouco uso.
– Roupas em cabides, se possível mantê-las penduradas. Algumas transportadoras tem caixas para isso, caso contrário, pode-se colocar em sacos, malas ou caixas.
– Produtos de lavanderia, banheiro e cozinha que estejam abertos devem ser vedados e colocados de forma segura para evita vazamentos.
– Deixar as caixas todas em seus cômodos, para facilitar o serviço da transportadora.
Dia de Carregar a Mudança.
– Desmontar, embalar e carregar móveis, objetos e caixas.
– Verificar cada ambiente para que nada fique para trás.
– Desligar registros de água para que não haja vazamentos.
Chegando na Casa Nova.
– Fazer uma pequena compra de mantimentos para o dia.
– Identificar os cômodos, ex. quarto do casal. Quarto filho, escritório…)
– Cada caixa deve estar em seu cômodo.
– Após a montagem dos móveis, higienize e inicie os trabalhos de abertura das caixas por ordem de necessidade.
– Cozinha, despensa, quartos, banheiros, salas, lavanderia…
Por fim um conselho: “A melhor forma de viver uma mudança é estar preparada para ela.” Organize-se ou contrate um profissional para ajudar, é a melhor forma de passar por essa fase com tranquilidade.
Raquel Roncato é Personal Organizer, desde 2017, pela empresa OZ!ORGANIZE, de Curitiba. Atuo na organização de residências e mudanças. Um trabalho que a muitos assusta, para Raquel é muito prazeroso. É sua fonte de realização pessoal e profissional. Ela nos diz: Facilitar seu dia é minha funcao ❤️. Nascemos prontos, basta aprender, aprimorar e acreditar ❤️