Ah! E na hora da mudança ??? Medo? Pavor? Por onde começar?

A Raquel Roncato, Personal Organizar aceitou o convite e mensalmente, irá contribuir com dicas sobre  organização da casa e da vida. Ela realiza seu trabalho com maestria e tem o dom da organização, quem a conheçe sabe bem. Nossa primeira matéria é sobre como organizar uma mudança, dicas funcionais e que dão muito certo. Boa leitura!

Raquel obrigada! Estou muito feliz com nossa parceria, seja bem-vinda!

“SO-CO-RROOOOOOOOO! Quem nunca se sentiu assim antes, durante e depois de uma mudança? O caos se instalou em minha vida.

Tudo tem solução, e as mudanças são o melhor de todos os momentos pra que você realmente “mude.”

Vou dar algumas dicas importantes para que você possa viver esse momento com tranquilidade:

Na Casa Nova.

– Saber as medidas de paredes e portas são importantes no momento de dispor os seus móveis e eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar, secadora…etc).

– Verificar, sempre, a voltagem (110W, 220W).

– Transfirir contas e avisar bancos, cartões de credito, lojas etc, seu novo endereço.

– Cancelar internet, contas de água e luz etc. Hora de desligar tudo na antiga morada.

– Retirar cortinas e tapetes, verifique medidas e agende a lavagem e reformas em caso de necessidade.

– Verificar os serviços na nova residência (energia elétrica, água, internet etc). Hora de ligar.

– Agendar uma limpeza na casa antes da chegada da mudança

Agende sua Mudança.

– Faça pelo menos três orçamentos (busque indicações com amigos).

– As mudanças rápidas dentro da mesma cidade ou para cidades próximas, você pode transportar objetos mais delicados com seu próprio carro.

– Verifique horários para carga e descarga.

Hora de Começar.

– Descarte tudo o que não é mais necessário. Esse é um ótimo momento para ‘se livrar’ de tudo aquilo que já não faz mais parte da sua vida (louças, utensílios, panelas, travessas…roupas, sapatos, papéis, objetos decorativos, roupas de cama, mesa e banho)

– Repare, recicle, doe e transporte somente o que realmente for importante!

Pensando nas Embalagens.

Tenha a seu dispor os seguintes itens: Caixas de papelão (reforçadas para loucas e objetos pesados); Sacos de lixo (para roupas de cama, mesa e banho, almofadas, cobertores); Papel pardo (manilha e seda); Plástico bolha; Fita larga; Tesoura; Canetas coloridas; Folha A4, para detalhar conteúdo das embalagens.

No Momento de Embalar.

– Não use caixas muito grandes.  Utilizar caixas menores facilita na hora de transportar, em função de peso, por ex.: livros em caixas muito grandes dificultam muito na hora de transportar. Louças são delicadas e pesadas, então as caixas menores evitam grandes esforços e alguns estragos.

– Fazer fotos dos cabos de todos os eletroeletrônicos, vai facilitar muito na hora de ligar novamente.

– Separe roupas, documentos, remédios e objetos pessoais que serão usados durante o período de mudança. Use malas e mochilas e deixe tudo organizado para sua viagem.

– Objetos de pouco uso, serão os primeiro a ser embalados (enfeites, porta retratos, item decorativos, etc)

– Embalar cada ambiente separadamente, etiquetar e identificar itens de cada caixa

– Identificar as caixas por ordem de ‘urgência’:

– A: Abrir logo.

– B: Pode aguardar.

– C: Pouco uso.

– Roupas em cabides, se possível mantê-las penduradas. Algumas transportadoras tem caixas para isso, caso contrário, pode-se colocar em sacos, malas ou caixas.

– Produtos de lavanderia, banheiro e cozinha que estejam abertos devem ser vedados e colocados de forma segura para evita vazamentos.

– Deixar as caixas todas em seus cômodos, para facilitar o serviço da transportadora.

Dia de Carregar a Mudança.

– Desmontar, embalar e carregar móveis, objetos e caixas.

– Verificar cada ambiente para que nada fique para trás.

– Desligar registros de água para que não haja vazamentos.

Chegando na Casa Nova.

– Fazer uma pequena compra de mantimentos para o dia.

– Identificar os cômodos, ex. quarto do casal. Quarto filho, escritório…)

– Cada caixa deve estar em seu cômodo.

– Após a montagem dos móveis, higienize e inicie os trabalhos de abertura das caixas por ordem de necessidade.

– Cozinha, despensa, quartos, banheiros, salas, lavanderia…

Por fim um conselho: “A melhor forma de viver uma mudança é estar preparada para ela.” Organize-se ou contrate um profissional para ajudar, é a melhor forma de passar por essa fase com tranquilidade.

Raquel Roncato é Personal Organizer, desde 2017, pela empresa OZ!ORGANIZE, de Curitiba. Atuo na organização de residências e mudanças. Um trabalho que a muitos assusta, para Raquel é muito prazeroso. É sua fonte de realização pessoal e profissional. Ela nos diz: Facilitar seu dia é minha funcao ❤️. Nascemos prontos, basta aprender, aprimorar e acreditar ❤️

(Visitada 149 vezes, 1 visitas hoje)