“A influência do Tolkien em minha vida”

Meu amigo Jonatas Araújo comemorou aniversário e, eu o presenteei com uma caixa de biscoitos artesanais, produzidos pela Ame Biscoitos, no tema O Senhor dos Anéis, do autor escritor britânico J. R. R. Tolkien. Muito mais que uma caixa de biscoitos temática, a influência de Tolkien na vida do meu amigo tem um significado especial e ele contou um pouquinho aqui!

“Lembro-me vividamente do dia em que entrei pela primeira vez no universo criado por Tolkien. Aos 10 anos, assisti pela primeira vez ao filme “A Sociedade do Anel” de Peter Jackson, e naquele momento, sem saber, iniciei uma jornada que se tornaria uma das maiores paixões da minha vida.

Com o passar do tempo, comecei a buscar respostas para as perguntas que surgiram durante os filmes e a sensação de que a história não havia sido completamente contada. Foi então, ao mergulhar nos livros, que percebi que nem mesmo dezenas de filmes seriam capazes de capturar totalmente a riqueza da obra de Tolkien.

Uma história tão vasta quanto a própria vida do autor. Tolkien começou a escrevê-la em 1917, enquanto se recuperava dos ferimentos da Primeira Guerra Mundial. Dedicou sua vida à criação de línguas, raças e lugares tão extraordinários que só a nossa imaginação poderia conceber. Sua jornada foi marcada por inúmeras vitórias e derrotas, alegrias e sofrimentos, bem como pela dor e superação. Muito do que Tolkien escreveu ecoa suas próprias experiências, traumas de guerra, a perda de familiares e amigos próximos.

Por duas décadas refleti sobre o que me atraiu profundamente nessa história. Talvez seja o fato de que, mesmo em um mundo repleto de perigos, guerras, destruição e caos, onde até os mais valentes podem não sair vitoriosos, e civilizações surgem e desaparecem ao longo dos séculos, Tolkien destaca os menores, mais humildes e mais pacíficos deste mundo, desafiando-os a provar seu valor e serem os catalisadores da restauração da paz, quando nem mesmo os mais sábios, por milênios, conseguiram.

Mesmo após todos esses anos, Tolkien continua me surpreendendo e a Terra-Média continua sendo um lugar de paz para meus pensamentos.”

“É uma bela história, apesar de triste, como são todas as histórias da Terra-média, e mesmo assim pode lhes dar ânimo.” – J.R.R. Tolkien

Os biscoitos artesanais são da @amebiscoitos. Rua Alagoas, 707, bairro Alvorada, Francisco Beltrão- Pr.
Horário de funcionamento do ateliê e loja – Segunda à Sexta-feira: 9h às 12h-13h30 às 18:30 e Sábado: 9h às 13h00.

Fotografias: Jonatas Araújo

(Visitada 35 vezes, 1 visitas hoje)