Camisa Polo | Verdadeira curinga da moda masculina

O tenista francês René Lacoste, inspirado no uniforme de um jogador de polo, criou a camisa polo em 1933. Em parceria com o especialista em tecidos André Gillier, Lacoste testou uma série de camisas até chegar no resultado desejado. Desde então, a peça pode variar em relação às cores, estampas ou até tecidos, mas continua seguindo o mesmo padrão de sua modelagem original.Do esporte para as ruas o diferencial da camisa era o tecido, de algodão leve e poroso, conhecido como piquet. As mangas eram curtas e o colarinho não era mais engomado, era macio, mas rígido o bastante para ser levantado e proteger a nuca do sol, três botões eram suficientes para que a cabeça passasse na hora de vestir e, originalmente, o recorte era mais comprido nas costas para impedir que a camisa saísse de dentro da calça com facilidade.

Sua praticidade logo a fez ser utilizada em outros esportes e também fora das quadras. O tecido piquet é de toque macio caracterizado por sua superfície com desenhos em alto-relevo no formato de losango ou casa de abelha. O piquet é a malha mais tradicional na confecção das polos: respirável, durável, confortável e fácil de cuidar.

Toda essa praticidade e inovação fez a camisa polo transcender o esporte e invadir o street style, aparecendo em looks de homens, mulheres e crianças ao redor do mundo todo. A peça é associada ao estilo “coxinha”, recentemente se viu no meio de uma polêmica ao virar uniforme de supremacistas. Além das camisas, a famosa gola polo aparece também em outras peças, como vestidos femininos.

Crocodilo famoso = Camisa polo famosa

O crocodilo da Lacoste foi um dos primeiros símbolos a se tornar visível do lado de fora de uma peça de roupa e, é muito reconhecível na atualidade.

Como eu gosto de histórias 🙂 vou te contar essa. O logo vem do apelido do tenista René Lacoste, “Le Crocodile”, recebido aos 19 anos quando o capitão de sua equipe lhe prometeu uma mala de crocodilo que ele havia apreciado na vitrine de uma loja caso ele vencesse a partida. René não ganhou, mas mostrou a determinação de um crocodilo na quadra e o apelido pegou e virou marca.Desde então, o famoso animal aparece bordado com 1200 pontos no lado esquerdo do peito das camisas polo da marca. Uma vez montada, a polo Lacoste pesa 230 gramas e é submetida a 25 testes de qualidade. A média de tempo requerida por um costureiro para montar a peça é de 40 minutos. Com a explosão da logomania nos anos 80, a Lacoste se tornou uma marca conhecida mundialmente. Hoje, ela pode ser encontrada em 98 países através de uma rede de 1100 lojas. Em 2018, a chegada da britânica Louise Trotter marcou a primeira vez que uma mulher assumiu a direção criativa da marca.

Curiosidade – Você sabia que a camisa polo clássica é mais comprida atrás?

E, não é por estilo. Ela foi desenvolvida para a prática esportiva, a parte traseira é mais comprida devido à inclinação do tronco para frente, muito frequente no tênis e no polo equestre. A parte de trás mais longa mantém a camisa dentro da calça e impede que ela se solte durante a prática do esporte, ok ?Nos dias atuais, essa modelagem está sendo adaptada aos novos usos e estilos da polo. Segundo especialistas em moda, as marcas casuais mantêm o comprimento traseiro e dianteiro iguais, porém sempre com a abertura lateral (que é um charme!). Cada marca tem seu estilo, em muitos casos, a parte de trás mais comprida é bem sutil e utilizada apenas como um detalhamento da peça, elas consideram facultativo esse detalhe.

Para você saber. A modelagem mais comprida na parte de trás aparece também na maioria das camisas sociais. No vocabulário da moda isso se chama fralda. Sua utilidade é para que a camisa saia para fora da calça ao sentar, algo que, geralmente, pode acontecer quando a peça não tem a fralda.

Use Camisa Polo

Ela é uma das peças mais versáteis e coringas do guarda-roupa masculino. Serve para montar as mais variadas combinações, para uma ocasião do dia a dia ou então para um look com um toque mais arrumado e formal, fica linda com alfaiataria. Isso tudo faz com que ela seja uma aposta perfeita para os homens de qualquer estilo.

Imagens Não Autorais | Reprodução | www.lacoste.com/br

(Visitada 894 vezes, 1 visitas hoje)