Decoração Industrial

O estilo industrial vem ganhando cada vez mais adeptos no decor contemporâneo. Mas, como surgiu esse estilo? Foi entre os anos 1950 e 1970 em Nova Iorque, quando inquilinos descolados transformaram antigos galpões em lofts modernos, garantindo muito charme urbano dentro das “casas”.

Entre as principais características deste estilo estão os espaços amplos e rudimentares, repletos de tijolos e tubulações aparentes, madeira, metal e muito concreto, servem de referência para a criação da casa contemporânea, que dispensa paredes em prol de ambientes integrados em contraste com uma decoração sofisticada.

Espaços amplos | semelhante aos galpões industriais, esses ambientes são amplos e funcionais, planejados para integrar os espaços de convivência com muito charme e praticidade. Sem paredes, integram: sala, copa e cozinha e são ideais para receber com muito conforto e estilo.

Concreto e tijolo | características primarias das construções, que ficam expostas sem acabamento em paredes e pisos de tijolo e cimento. O acabamento fica na suavidade da decoração que dá equilíbrio e aconchego aos ambientes.

Tubulações e vigas aparentes | Colocados em evidência criam uma atmosfera urbana e moderna no ambiente. Dica: equilibrar o peso dos metais expostos dando vida aos ambientes através de acessórios descontraídos e cores vibrantes.Portas e janelas largas | As portas dão versatilidade aos ambientes, permitindo ampliar espaços ou dar privacidade. As janelas largas de vidro e ferro exploram a iluminação natural.

Otimizar espaços | Eles acumulam funções. A sala pode se transformar em quarto quando cai a noite ou cozinha e sala de jantar passam a ocupar um só ambiente. Tudo é possível com criatividade.

Mudança nos Acessórios | Invista em lâmpadas e bancos de metal, acabamento em materiais rudimentares  e uma combinação descolada de cores neutras pontuada com tons mais vibrantes. Aqui vale também o uso de papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto exposto.

Se você gosta da decoração industrial mas, não quer aderir por completo ao estilo, faça a opção por alguns elementos – no conceito de “feito a mão” ou com carinha de antigo. Tudo depende de quanto você gosta do visual e do que quer ter em casa. Pode ser todo o conceito, ou uma peça só com uma carinha de “feita a mão”. Seguem mais algumas imagens para te inspirar.

Reprodução Pinterest

(Visitada 115 vezes, 1 visitas hoje)