Francisco Beltrão – 65 Anos

Fotografia: Leila Lindiana

Hoje nosso município comemora 65 anos de emancipação. A lei estadual 790, assinada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto, em 14 de novembro, transformava o distrito de Francisco Beltrão em município e mudava sua sede para Marrecas.

Somos um “jovem senhor”, com muita vida pela frente, um lugar acolhedor e em plena expansão. Novos tempos, novas realidades e novas necessidades hão de surgir e dos poderes Legislativo e Executivo é exigida agilidade em todos os setores, se preparar para enfrentar a modernidade e os novos acontecimentos, muito presentes na cidade.
O planejamento da cidade é necessário, pois o crescimento foi muito além do que estava no papel. Os traços iniciais não se tornaram limites para a cidade. Ao contrário, foram o ponto de partida para uma expansão crescente. Francisco Beltrão tem hoje quase 88 mil habitantes e é o local de trabalho de milhares de pessoas da região.

Do início com ares de campo, a Vila Marrecas mudou, até nossas araucárias estão escassas. O desafio atual, crescer sem prejudicar a qualidade de vida. O transito, por exemplo, é um problema sério. Segundo o último levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), somos a maior frota do Sudoeste do Paraná.

Apesar das dificuldades, provamos que temos muito potencial de crescimento. Da nossa vocação para a agroindústria surgem oportunidades para investimentos na área industrial, de supermercados, no comércio e no ensino superior.

A chegada de novas atividades e pessoas tem que ser acompanhada por mudanças. Para que os próximos 66 anos sejam tão bons quanto esses, é preciso pensar muito bem o que se quer para o futuro!

Hino de Francisco Beltrão

Rejubilam teus filhos,
No calor que encerra,
O amor a esta terra,
Ó Francisco Beltrão!

Pisou, um dia, este solo brava gente,
No anseio das conquistas de um lugar.
O chão se fez caminho e o sol luzente,
Do azul, fez esperanças emanar.

Chegaram de rincões, plagas sulinas,
Com braços e ideal de pioneiros.
E vendo nestas terras vastas minas,
Cantaram sob o teto dos pinheiros.

Plantaram sua bandeira neste chão.
Seus lares e o trabalho como esteio.
A Cango foi o berço na canção
A embalar estes filhos no seu seio.

E nascia, devagar, singela vila:
Marrecas, promissora e hospitaleira.
Nos braços desta força a construí-la,
Fulgurava a riqueza da madeira.

Muita gente esta terra conheceu,
Entre os nomes de célebres memória.
E Francisco Beltrão resplandeceu,
Para sempre, nas páginas da história.

Letra por Cladi C. A. Levandowski | Melodia por Aldo A. Hasse | 1985.

(Visitada 504 vezes, 1 visitas hoje)