Mão de Fátima

Há algum tempo a moda se apropriou dos símbolos religiosos e os transformou em tendência entre as fashionistas do mundo todo. Desde então, esses símbolos deixaram de ser utilizados apenas como uma demonstração de fé e ganharam espaço como acessórios que complementam nossos looks.

E entre esses símbolos, um dos mais interessantes e intrigantes é a Mão de Fátima. Ele é visualmente impactante e tem significado profundo para diversas religiões e culturas, que foram passados através várias gerações durante muitos séculos e, por conta disso, representam um pouco da história da humanidade.Mão de Fátima é retratada como uma mão com cindo dedos, mas que tem dois polegares, um a direita e outro a esquerda. Nela, os dois lados acabam sendo simétricos e o dedo médio funciona como eixo de simetria.

Embora cada pingente seja, de certa maneira, único, é fato eles se assemelham em alguns aspectos. Além do formato, tem em comum o preenchimento com desenhos elaborados. O mais comum é no centro da palma da mão um olho grego, que pode ser em forma de desenho ou com a utilização de uma pedra azul. Porém, existe também variações. Alguns desenhos e transcrições podem substituir o olho tradicional como o Pombo, Estrela de Davi, Peixe ou palavras em hebraico, a mais utilizada é “sucesso”.Sua versão popular representa: fé, oração, caridade, jejum e peregrinação. Use próximo ao coração, como símbolo de intenções bonitas.

Qual o significado para aqueles que a usam? Ainda muito pequenos aprendemos que um dos significados da mão espalmada é “pare” e quando nos deparamos com essa espécie de barreira é comum que nos afastemos mesmo que inconscientemente. Assim, investir em uma peça charmosa através de uma joia com significado, além de nos proteger, reforça a nossa espiritualidade.

Hoje em dia, graças ao mercado da moda, ele está presente nos mais diversos tipos de acessórios. É possível fazer belas combinações com ele.Imagens Reprodução | Não Autorais.

(Visitada 302 vezes, 1 visitas hoje)