Marrocos

O destino dessa vez é um dos mais encantadores do mundo. Depois do sucesso da sua primeira participação por aqui, a parceira do Blog, na categoria Lugares, a Gabriela mostra e dá dicas sobre esse lugar colorido, exótico e multicultural, deliciem-se com a exuberância do relato. Encantador!

“O Marrocos é o país mais incrível que já visitei! A cultura, o povo, as paisagens, os passeios, a comida: simplesmente tudo é diferente do que estamos habituados e é isso que torna esse destino tão encantador.

Foram 6 dias intensos nesse maravilhoso país no norte da África, em que tive a oportunidade de conhecer 2 destinos: Marrakech e Merzouga (Deserto do Saara).

Que tal programar uma viagem para o Marrocos?!

Marrakech | O coração da capital do Marrocos é a praça Djemaa el Fna! É onde tudo acontece. Há restaurantes, comércio local, encantadores de serpentes, venda de especiarias, tatuadores de henna, centenas de turistas e marroquinos.

Não é à toa que a praça é Patrimônio Cultural da UNESCO, já que é um símbolo da cultura e tradição do Marrocos, preservando as características e a memória do país.

À noite, a praça é ainda mais movimentada! Não deixe de visitar.

Henna feita na praça Djemaa el FnaMercado das Especiarias
Encantador de Serpentes

Além da praça, reserve um tempo para vivenciar a essência da cidade. É uma delícia passear nas ruas estreitas que mais parecem labirintos e conhecer os famosos jardins marroquinos, como o Jardim de Majorelle, e o enorme Palácio da Bahia, construído em estilo árabe no século XIX, repleto de pátios formados por mosaicos coloridos e folhagens verdes.

Jardim Majorelle, inspirado nos jardins islâmicos.Palácio da Bahia

Acampando no Deserto do Saara | O ponto alto da viagem foi o passeio ao Saara! Foi possível passear de camelo e passar uma noite em meio às areias do deserto, em um acampamento do povo Berber, como são conhecidos os nômades do deserto.

Reservei a excursão para chegar até a aldeia de Merzouga no próprio hotel em que me hospedei em Marrakech e optei pelo passeio com duração de 3 dias e 2 noites, com transporte em micro-ônibus.

Durante o trajeto paramos para conhecer a vila de Aït-Ben-Haddou, local utilizado para gravação de diversos filmes e séries famosas, como “Game of Thrones”, “Gladiador” e “A Múmia”.

A paisagem extremamente árida e as casas feitas com tijolos de barro compõem o visual da cidade fortificada, erguida por volta do século XVII.No dia seguinte partimos para Merzouga e pegamos os camelos para chegarmos ao meio do deserto, onde está localizado o acampamento montado pelos nativos.

Pela manhã, montamos novamente nos camelos para vermos o nascer do sol. O mais lindo que já vi! O passeio é exótico e, sem dúvidas, inesquecível.Dica: tive uma reação alérgica nos olhos e no nariz por conta do ar seco. Inclua spray nasal, colírio e hidratante labial na mala!

O Marrocos é seguro ? Sim, o país é seguro, mas é preciso tomar alguns cuidados:

Não peça ou aceite informações oferecidas pelo povo local! É muito comum ser abordado por pessoas prestando “ajuda” para depois extorquirem dinheiro. Por isso, para se localizar, opte por um guia com boas indicações, ou, ainda, recorra ao celular ou ao bom e velho mapa.

Recomendo levar roupas mais “comportadas” e adequadas à cultura oriental tradicional. Apesar de haver muitos turistas na cidade, o uso de roupas curtas e decotadas pode causar vários constrangimentos e te colocar em situação de perigo. Lenços e echarpes são úteis tanto na cidade, para cobrir o corpo, quanto no deserto, para evitar problemas com a areia.

Para mulheres, é importante que evitem sair sem uma companhia masculina em pontos não-turísticos ou à noite, pois infelizmente o assédio é muito grande e as abordagens bastante assustadoras.

O meio de transporte mais seguro é o táxi, mas o preço sempre deve ser combinado antes de entrar no carro para evitar surpresas desagradáveis no final da corrida.

Se tiver a oportunidade, não deixem de visitar esse país que encanta pela cultura, geografia e características tão únicas.

O Marrocos é um destino apaixonante, de luzes e sombras.”Imagens Autorais e Reprodução Autorizada | Gabriela Bresolin Boal.

(Visitada 218 vezes, 1 visitas hoje)