Musculação depois dos 50 anos!

Adriana Mirandahttp://adrianamirandalife.com.br/

A participação do Educador Físico, André Luiz Molina nos ajuda a entender melhor o assunto e nos desafia que sempre é possível fazer algo pela nossa saúde e qualidade de vida. A matéria é muito esclarecedora, confesso que fui pesquisar a vida da Adriana Miranda e do Doutor Jefrey, uma supresa muito grande com o posicionamento deles em relação ao corpo, ele que age e reage conforme o estimulamos e o tratamos.

Você já deve ter ouvido falar muito que é importante fazer musculação e que nunca é tarde para começar. Mas uma pessoa acima dos 50 anos que nunca praticou exercício físico pode fazer musculação? Não só pode como deve, vamos citar aqui alguns benefícios e mostrar exemplos de pessoas que já passaram dos 50 anos e levam uma vida totalmente ativa.

Não é novidade para ninguém dizer que a musculação traz muitos benefícios para o corpo, e que se praticada da maneira correta com orientação de um profissional isso só irá contribuir, ainda mais para um envelhecimento saudável. É inevitável parar o envelhecimento do corpo, porem podemos fazer isso de uma maneira menos agressiva, podendo assim aproveitar a vida da melhor maneira por muito mais tempo.

Falando especificamente da musculação, como forma de manutenção da saúde do corpo, e não como esporte de alto rendimento, é algo que se indica para todas as pessoas, obviamente temos que respeitar algumas particularidades e limitações individuais. Mas de forma geral a musculação auxilia no fortalecimento dos músculos, ossos e articulações, além é claro da diminuição da gordura e melhor funcionamento do sistema circulatório e demais órgãos, sem falar no bom humor e disposição.

Pessoas acima dos 50 anos de idade devem praticar vários exercícios físicos e entre eles a musculação. Sabemos que após meio século de vida, perdemos entre 1% a 2% de massa muscular por ano, sendo que alguns fatores como o sedentarismo e a baixa ingestão de proteína podem acelerar ainda mais essa perda. Daí a necessidade de um programa de treinamento e uma alimentação adequada à faixa etária são de fundamental importância.

Vou citar aqui duas pessoas bastante conhecidas, a primeira é a Adriana Miranda, brasileira que atualmente tem mais de 60 anos de idade, e sempre teve um cuidado com o seu corpo, tanto na parte do exercício físico quanto da alimentação. Adriana é um exemplo de como a musculação pode transformar a vida de uma pessoa, ela tem um blog aqui e escreve sobre como superar os sinais do tempo. E a outra pessoa é o Doutor Jeffry Life norte americano, que começou a praticar exercícios físicos aos 59 anos de idade, em decorrência a sua saúde que estava ficando debilitada, hoje Dr. Life tem 79 anos e continua praticando musculação e cuidando de sua alimentação, além de rodar o mundo dando palestras falando sobre sua mudança física e estilo de vida.

Algumas pessoas ao ler essa matéria iram dizer, “eu não sei se consigo”, já estou “velho”, o primeiro passo para a mudança é acreditar que é possível, e depois sim, buscar ajuda de profissionais habilitados para dar o suporte necessário para essa mudança acontecer.

Nunca é tarde para começar, mas é necessário dar o primeiro passo, nada acontece do dia para noite!

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | facebook.com/andre.molina.33 | instagram.com/molina_personal

(Visitada 2.620 vezes, 1 visitas hoje)