Negroni | Um drinque clássico

O Negroni é um coquetel feito de uma parte de gim, uma parte de vermute rosso, e uma parte de Campari, enfeitado com casca de laranja. É considerado um aperitivo. O coquetel é de origem italiana e sua receita deriva-se da receita do clássico americano

Batizado em homenagem ao conde Camillo Negroni que, em 1919, em Florença, o pediu que o barman Fosco Scarselli desse uma “levantada” no americano – bebida comum na região de água com águas com Campari e vermute, já uma derivação do clássico milano-torino, de Campari e Punt e Mes -, deixando-o mais alcoólico. Scarselli tirou a água com gás, colocou gim e criou um clássico.

E como todo bom clássico, o negroni torno-se inspiração para diversos outros drinques: feito com bourbon, vira “boulevardier”; com tequila, chama-se “rosita”; e com com vodca, torna-se “negrovski”.

Um Negroni feito de forma adequada é mexido e não chacoalhado e servido sobre gelo em um copo de estilo antigo (‘rocks’ glass) e decorado com uma fatia de laranja. Fora da Itália, uma casca de laranja é frequentemente usada no lugar de uma fatia de laranja e é também uma forma aceitável de apresentá-lo.

Negroni é feito apenas com bebidas alcoólicas e tem em média um teor alcoólico de 24%. Tome apenas um antes do jantar e depois mude para algo mais leve.

Imagens Reprodução| Não autorais.

(Visitada 109 vezes, 1 visitas hoje)