O que é terroir?

Li essa matéria na revista Exame. e foi um assunto que chamou minha atenção. Muito se fala em vinho, uvas e terroir, mas afinal de contas qual a explicação simples para esse conjunto de fatores, que define características e especificidades tão importantes sobre o vinho? Separei alguns trechos da entrevista e compartilho aqui.
Pedro Parra é conhecido no meio como “senhor terroir”. É reconhecido por ser o maior especialista nessa palavra não tão fácil de explicar, mas muito importante na produção de vinhos e grandes bebidas.Ele é consultor de dezenas de vinícolas do mundo, incluindo a italiana Argiano, que elaborou o Brunello Di Montalcino 2018, eleito o melhor vinho do mundo em 2023 pela prestigiada revista americanaWine Spectator.

Pedro conseguiu definições e comparações agradáveis sobre o termo. Vamos aprender um pouco?

O que é terroir e por que é tão importante?

Os vinhos são como música: muitas pessoas cantam bem, mas os grandes cantores têm algo a mais. Esse algo a mais do cantor vem do treinamento, da voz, do tom, da genética. Um cantor é grande quando gera um som pessoal. Um terroir é grande quando gera uma assinatura, uma tipicidade pessoal. E essa tipicidade vem da terra, sempre da localidade, nunca do homem.

Como definir um bom terroir?

Um bom terroir é uma interpretação boa do solo. Existem fatores em comum que determinam um bom terroir: pedras, drenagem, porosidade, espaço para raízes, espaço para a água, com clima nem muito chuvoso nem muito ensolarado. Esse é o segredo dos grandes terroirs.

Ele afirma que a Europa já encontrou seu terroir. Todos os grandes vinhos do mundo, cerca de 95%, vêm da Europa. A América do Sul precisa de mais  tempo para conhecer sua identidade, e a tecnologia pode ajudar a diminuir esse tempo. Exemplo, é a França – que levou 200 anos para encontrar.

Imagens Reprodução – Não autorais.

(Visitada 11 vezes, 1 visitas hoje)