Por falar em Vinhos

Uma noite linda, lá está você (ou eu) sentados olhando a lua. O que pode ser mais agradável e prazeroso nesse momento? Uma boa garrafa de vinho, exalando aquele aroma e sabor inigualável!

Pra começar, vamos desmitificar: o melhor vinho é aquele que você gosta, Ok?! Eu e a Sommelier do meu coração Nathaly Behne concordamos com esse clichê e ela ainda acrescenta: “gosto é igual arte, cada um vai gostar de uma coisa, e é difícil que uma coisa em específico agrade à todos”.

Sou suspeita para falar, mas não tem como não só gostar de vinho, encontrei motivos para também se apaixonar por essa que é a bebida mais antiga e popular do mundo, vamos lá ? Vou te convencer.

– Todo apaixonado já desfrutou uma taça de vinho com alguém especial ou muito especial? Dica para o primeiro encontro!

– Quem nunca se sentiu mais próximo de outra pessoa ao compartilhar momentos, ideias e pensamentos, provando o delicioso sabor de uma garrafa de vinho?

– O dia foi difícil ? Permita-se abrir um garrafa de vinho, descomplicar as coisas e tornar prazeroso o ato de simplesmente beber uma taça de vinho e relaxar.

–  O vinho tem o poder de aproximar pessoas. Tornar momentos mais agradáveis e festivos. Ele favorece e “floresce” os sentimentos. 

– O vinho possui histórias fabulosas sobre lugares, culturas, envolve gerações e traz ensinamentos sobre negócios. Os grandes empresários do ramo, que o digam!

– O vinho relaxa e ajuda o coração. Possui polifenois e vitamina E. Uma simples taça de vinho, tem a capacidade de elevar o potencial da saúde vascular.

– O vinho – bebida magnífica, promove a liberação de endorfina, responsável por causar bem-estar e relaxamento. Promove sensação de prazer e diminuição da dor. Acredito que o vinho não tem nada a ver com ostentação, elitismo ou exibicionismo. E que todo mundo pode aprender a beber e apreciar uma das bebidas mais antigas e emblemáticas criadas pelo homem.  O fato é que não é necessário ser especialista em degustação para apreciar um vinho. Basta estar disposto a conhecer novas sensações, sem preconceitos e sem amarras, desfrutando o que a bebida tem de melhor.

Para beber e apreciar, basta começar! Reuni algumas dicas e informações bacanas, clarooo…sob o meu humilde ponto de vista:

Aprender a beber | Precisamos ter experiências, elas só ocorrem quando nos aventuramos e provamos. Sempre que puder escolha uma garrafa sem compromisso. Você vai descobrir um vinho novo e uma experiência nova cada vez que fizer isso. Esteja aberto ao novo, ele é interessante e vai te abrir um mundo de sabores.

Escolha a bebida certa | O importante é experimentar. Escolha os que são mais palatáveis, agradáveis na boca, esses são os ideais para começar. Pessoas sem o hábito de beber devem iniciar com vinhos ou espumantes demi-sec, segundo os especialistas.

Submeta-se a novos sabores | Com o tempo o paladar vai evoluindo. Não tenha medo de experimentar um vinho branco seco, um espumante brut e um vinho tinto jovem e frutado. Quando estiver com o paladar mais exigente, não tenha medo dos tintos. Ler um pouco sobre os tipos de uva pra saber o que melhor se encaixa com o seu paladar é interessante e vai te ajudar, mas por favor,  não precisa virar um expert em Malbec ou Merlot.

Use uma taça | A taça completa a experiência de beber o vinho e ajuda a manter o líquido na temperatura ideal. Você não precisa de uma taça específica, qualquer taça serve. Depois você pode aprender sobre os diferentes tipos de taça, mas isso não é necessário nesse momento.

Esqueça a etiqueta do vinho| Para começar a beber vinho você não precisa ser elegante, você precisa é ser curioso. Deixe o serviço do vinho, as técnicas, o modo de segurar a taça, a garrafa e outros detalhes, pra depois. Agora você precisa: conhecer o vinho.

Um pouco de dinheiro | Todo hobby requerer algum investimento, este também.

Origens | O Chile, a Argentina, a França e inclusive o Brasil produzem ótimos vinhos. São vários os países que produzem bons vinhos, você precisa saber escolhe-los – África do Sul e a Califórnia estão entre eles. Não subestime, dê abertura ao novo.

É fato! Cada vez mais bebemos vinhos, isso está entrando em nossa cultura. Insisto você não precisa ser um expert para apreciar uma boa garrafa da bebida. Esta postagem é exatamente para localizar você, que quer começar a aprender um pouco sobre vinhos.

Para gostar de vinho precisamos de duas coisas: a vontade e a curiosidade de aprender um pouco. Faça dessa experiência uma diversão – beber uma garrafa no fim do dia e compartilhar suas impressões com as pessoas que você gosta. Você vai se surpreender com essa jornada!

Imagens Reprodução Pinterest.

(Visitada 134 vezes, 1 visitas hoje)