Taças Simples e Básicas

Hoje vou falar um pouco sobre 4 tipos de taças básicas para ter no armário.

Para aproveitar o prazer de degustar um bom vinho, não é necessário tem uma coleção de taças dignas de uma loja de cristais, mas é importante ter quatro tipos considerados curingas. São eles: uma taça grande e alta de bojo largo (1) para os tintos; uma taça alta, de boca mais larga (2) para vinhos brancos – e que em alguns casos poderá ser utilizada também para um bom Pinot Noir; uma taça para espumantes (3)que não seja muito estreita, mas que tenha haste longa e a a taça ISO (4), se você é adepto as degustações ou faz parte de alguma confraria (elas são menores e mais fáceis de transportar e lavar, além de quebrarem menos).

E qual quantidade de taças devemo ter? Lembre-se taças – mesmo bem cuidadas – quebram, assim se seu consumo é maior de vinhos tintos, invista mais em taças para eles.

Além do cristal, adquira algumas taças de semi-cristal para seu uso cotidiano, eu tenho. Elas têm bom preço e, são quase tão boas como as de cristal. São muito utilizadas nos restaurantes, por serem mais resistentes e ainda assim permitirem a percepção correta da bebida. Bacana né? Um ótimo custo x benefício.

Se você acha que taça não é tão necessária assim, eu te convido para um momento de observação da bebida através do cristal.

Com suas taças em mãos, sirva o mesmo vinho em várias taças diferentes e também naquele copo que você utiliza cotidianamente para beber água, refrigerante ou cerveja. Faça uma degustação, observe a cor, o desprendimento dos aromas, a forma como o líquido chega até a sua boca.1 – Grandes taças para grandes vinhos.Os tintos precisam de espaço no bojo para aumentar o contato com o ar.

2 – Para os brancos, taças menores e mais baixas para evitar a perda de temperatura e bojo largo para expandir os aromas.

3 – As taças para espumantes devem ser preferencialmente de cristal, seu formato favorece as borbulhas e os aromas.

4 -A taça ISO, um curinga para degustações formais e também para destilados.Para lavar |Nada de detergente nas taças, apenas água – se possível morna – e limão se houver gordura no bojo ou batom na borda.

Imagens | Reprodução | Não Autorais.

(Visitada 197 vezes, 1 visitas hoje)