Bocha | O Esporte da Amizade

Fotografia: Leila Lindiana

Sempre que caminho pelo Parque Alvorada, essa turma chama minha atenção. Eles se reúnem as quintas-feiras, à tarde para jogar Bocha, o clima é muito amistoso, tranquilo e claro, de concentração. Eu juro, tenho vontade de me escorar por lá e ficar observando a arte do esporte sendo praticada.

Também, tenho lembranças de um colega e amigo de longa data, Emerson ele jogava ou simulava que jogava bocha nas nossas festas e reuniões e, confesso era muito divertido vê-lo gesticular as jogadas do esporte.

E, a Leila nas suas tardes de hobby com a fotografia retratou um pouco a rotina dos “meninos” por lá. Eu adorei! As imagens estão aqui, mais uma vez, com muito orgulho.

Bem, foi a junção de vários motivos que despertaram minha atenção para a modalidade. Contei com a ajuda do Professor Evaristo Castanha, querido e muito amável, tivemos algumas conversas sobre o esporte e seu time de Bocha, “aquele” do Parque Alvorada.

História da Bocha | É claro que fui buscar as origens, achava que era italiana. Seu Evaristo afirmou que era inglesa! Pois bem, conforme alguns historiadores, há relatos na história de um jogo praticado no Antigo Egito é Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos, ou seja, pedras redondas.

Para o escritor Roger Nelson Steiger, no livro: “O emocionante espetacular esporte da bocha“, parece não haver dúvidas que o jogo de bocha é de origem italiana, que seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, onde se chamava “boccie”. A propagação da sua pratica para outros povos, se deu pelo Exército, durante a expansão do Império. O autor afirma que o esporte era praticado na França, Itália, Espanha, Portugual e Inglaterra no ano de 1500.

Em 1576, sua prática era muito difundida, principalmente em praças públicas, chegando a ser proibida por Carlos V – Patriarca de Veneza. Há relato que em 1319, Carlos IV também proibiu o jogo.

Para a América foi trazida pelos imigrantes italianos “tutti buona gente”, sua primeira parada foi na Argentina. São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberam grande concentração dessa população vinda da Itália, eles foram os responsáveis pelo início do esporte no Brasil. Posteriormente os estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas e Gerais e Espírito Santos conheceram a modalidade.

Como se joga Bocha | É  um esporte jogado/disputado entre duas equipes. Cada equipe tem direito a seis bolas na modalidade trio, quatro na modalidade duplas – duas para cada atleta -, e quatro na modalidade individual.

O esporte consiste em lançar bochas/bola e situá-las o mais perto possível de um bolim/bola pequena, previamente lançado. O adversário tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes. Essa bocha menor que as demais, serve como referência para a marcação dos pontos.

Iniciam-se as partidas individuais com o arremesso do bolim pelo jogador que logrou mais pontos na partida anterior, cujo qual tem ainda o direito de arremessar a primeira bocha.

Antigamente eram permitidas as “lagarteadas”, isto é, arremessar a bocha com força rolando em vez de arremessá-la pelo ar. Atualmente as regras determinam distâncias específicas para as áreas a serem atingidas pelos bochaços. O “bochaço” ocorre quando, em sua vez de jogar, o atleta conclui que não há outra maneira de ficar mais próximo ao bolim do que seu adversário.

Sobre o local para sua prática | O jogo de bocha pode ser sobre uma cancha sintética, de terra batida ou de saibro. As canchas oficiais devem ter dimensões de 30,50 m de comprimento, 4 m de largura e altura uniforme de 30 cm. Com prévia autorização da Comissão Técnica Arbitral Internacional – CTAI, da Confederação Sul-americana de Bocha – CSB e da Confederação Brasileira de Bocha e Bolão – CBBB poderão ser utilizadas canchas com dimensões de 24 m a 27 m de comprimento.

Hoje em dia a prática deste esporte vem evoluindo, tem considerável prestígio internacional, pois é um esporte atrativo que envolve todas as faixas etárias, quando que mudou muito nos últimos anos. Em 1966 as mulheres iniciaram sua participação. Hoje os jovens são em grande maioria os que disputam os campeonatos e, é possível encontrar atletas vivendo do esporte da bocha.

Atualmente, a bocha é mais praticado em canchas sintéticas, de que não necessita tanto esforço para lançar as bolas, ao contrário da areia de que exige mais força. E não há muita distinção de local, pode ser praticado em clubes, centros comunitários, empresas, associações, sindicatos, paróquias, praças, praias e CTGs.

A “turma do Seu Evaristo” escolheu esse cenário para semanalmente praticar o esporte! Nada mal, contato com a natureza, ar puro e beleza aos olhos.Bocha no Brasil | O pais se fez representar em diversos campeonatos, a partir de 1951. O primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha foi realizado em 1964, em São Paulo, com a participação do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sagrando-se vencedora a equipe do Rio Grande do Sul. Em 1987, em São Caetano do Sul, São Paulo realizou-se o 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Bocha. No ano de 2006 o Brasil conquistou seu primeiro Campeonato Mundial de Bocha, realizado na cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul, numa vitória contra a equipe da Itália.

Um dos maiores jogadores de bocha no Brasil é José Mazzer, mais conhecido como Zé do Salto. Reside atualmente na cidade de Salto (São Paulo). No currículo: 5 títulos dos Jogos Abertos do Interior (sendo o último deles conquistado dia 11 de novembro de 2010 em Santos pela equipe de São Caetano do Sul) e 10 Campeonatos Brasileiros. Zé do Salto é chamado de Pelé da Bocha, devido aos seus feitos no esporte.

Os órgãos que representam a modalidade: Confederação Mundial de Bocha; Confederação Sul-Americana de Bocha;  Confederação Brasileira de Bocha e as Federações, com sede nos Estados Brasileiros.

Como Funciona |Os clubes são filiados em sua maioria em ligas municipais e regionais. Federações nos estados filiadas à Confederação, que é filiada à Federação Sul-Americana de Bocha.

Altamente difundido, o Jogo de Bocha atualmente vem sendo jogado em seis categorias diferentes: Categoria “A”; Categoria “B”; Veteranos; Juvenis; Feminino, e Duplas ou Trios Mistos.

A nossa cidade, Francisco Beltrão tem ótima representatividade no esporte, muitos títulos, equipes e jogadores comprometidos com excelente performace.

O Blog Bar da Bocha, é específico sobre o assunto e foi uma das minhas fontes de pesquisa: https://bardabocha.wordpress.com/ 

(Visitada 170 vezes, 1 visitas hoje)