Cristais Cá d’Oro

Eu gosto muito de tudo o que tem uma “história”, uma “memória”. As peças produzidas pela Cristais Cá d’Oro sempre estiveram muito em alta na decoração de interiores, são peças de vidro artístico produzidos com as mesmas características técnicas usadas na ilha de Murano, em Veneza, na Itália. Atualmente as peças vem sendo mostradas e divulgadas em belíssimas composições nos ambientes, sempre exibindo flores maravilhosas, que confesso amo muito, de encher nossos olhos. A Cristais Cá d’Oro, é referência da Arte em Vidro do Brasil.

A História | Em 1964, Mario Seguso gravava peças de cristal encontradas no mercado. Não era uma tarefa muito fácil encontrar tais peças com características ideais exigidas pelo trabalho do rigoroso artista. Melhor seria produzir seu próprio vidro em seu próprio forno. Assim, com mais dois amigos, os irmãos Vitorio e Alamiro Ferro, também de uma família tradicional muranesa, decide abrir sua própria fábrica arrendando o único e precário forno, desativado, de Poços de Caldas, de propriedade de Aldo Bonora que havia decidido não mais produzir vidro. Então, em fevereiro de 1965 é inaugurada a Cristais Cá d’Oro. Mario Seguso convida seu cunhado Piero Toso a vir de Murano para juntar-se à sociedade. O nome Cá d’Oro foi escolhido em homenagem ao palácio homônimo de Veneza, que em tradução livre significa Casa de Ouro.

O que me chamou a atenção, que considero muito bacana é que desde o início, a produção da Cá d’Oro foi orientada para a execução de peças com a determinação de um desenho original apurado, que começasse a definir o vidro brasileiro, deixando de lado as influências de Murano ou qualquer outra que fosse, produzindo peças destinadas a um público diferenciado, exigente e que soubesse valorizar o vidro artístico.

Uma característica da Cá d’Oro a ser para sempre mantida é o trabalho totalmente manual e artesanal de acordo com as técnicas dos antigos vidreiros do Egito e Fenícia nos primórdios da história do vidro.

Depois de poucos anos os irmãos Ferro decidem voltar, um para São Paulo, outro para a Itália. Mais alguns anos e Piero Toso se aposenta. Mario Seguso, que sempre teve ao seu lado sua esposa Rita na administração dos negócios, passa então a contar com a colaboração de seus filhos, que impulsionam a fábrica na sua produção, distribuição e desenhos de novas peças, seguindo a tradição secular da família Seguso.

No final dos anos 90, Adriano Seguso toma a frente da Cá d’Oro, imprimindo um novo posicionamento no mercado, consolidando a marca, conceituada pelas suas características únicas de tradição, modernidade, design e excelência artística.

Atualmente, a Cristais Cá d’Oro conta com a terceira geração da família Seguso em terras brasileiras em sua equipe administrativa.

Em Francisco Beltrão, a marca esta à venda na Buzetti Móveis Indústrias e Comércio Ltda ( (46) 3523-1080), Benditta Casa e Luz ( 46 3523 1080), Casa Design (loja online- www.casaedesignonline.com)

Imagens Reprodução| Não Autorais | https://www.casadevalentina.com.br

(Visitada 168 vezes, 1 visitas hoje)