Chakras e seus Significados

Foto: Okan Caliskan

Iniciando mais um mês, hoje é dia de aprender com a Terapêuta Ana Serena. O assunto são os Chakras, pontos localizados na coluna e é neles que armazenamos e distribuímos as energias para o nosso corpo e nossa mente. Vamos aprender mais?

“Segundo religiões orientais, como o hinduísmo e o budismo, são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual. A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda”, pois se acredita que eles são vórtices que não param de girar, agindo como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo. Quando um chakra está desequilibrado, afeta os órgãos ao seu redor.

Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano. Segundo a tradição Hindu, eles seguem as cores do arco-íris.

Chakras – Significado

Chakra Coronário | Cor: lilás e dourado. Pedras mais usadas: Quartzo Branco, Ametista, Diamante, Fluorita. Representa: a nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. Função: é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.

Chakra Coronário: conexão com a espiritualidade. Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.

Chakra Frontal | Cor: azul índigo. Pedras mais usadas: Sodalita, Azurita, Lápis Lazuli, Cianita. Função: como ele representa a mente e a intuição, tem uma dupla função, o que faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.

Chakra Frontal: Intuição e clareza mental. Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.

Chakra Laríngeo | Cor: azul claro. Pedras mais usadas: Água Marinha, Quartzo Azul, Turquesa, Larimar. Função: ele tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a auto expressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.

Chakra Laríngeo: comunicação, expressão e autoaceitação. Percebemos que o Chakra Laríngeo está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação – geralmente a falta dela – o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e “engolir sapos”.

Chakra Cardíaco | Cor: verde e rosa. Pedras mais usadas: Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Turmalina Melancia, Esmeralda. Função: ele simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.

Chakra Cardíaco: capacidade de amar e ser amado. Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.

Chakra Plexo Solar | Cor: amarelo. Pedras mais usadas: Citrini Amarelo, Cristal com Enxofre, Topazio Imperia, Calcita Amarela. Função: é onde “mora” o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Suas funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle.

Plexo solar: o que é e como funciona o terceiro chakra. Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.

Chakra Sacro | Cor: laranja. Pedras mais usadas: Jaspe, Ágata de Fogo, Granada, Coral. Função: tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do “eu” através da sexualidade e/ou criatividade.

É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado). Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir.

O Chakra umbilical é o chakra da sexualidade. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.

Chakra Básico | Cor: vermelho. Pedras mais usadas: Turmalina Preta, Quartzo Fumê, Ônix, Hematita. Função: é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.

Chakra básico concentra força da realização material. Quando o Chakra Básico está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de “gana”, atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o “viver para ter”.

Alinhamento e Harmonização dos Chakras

Através da Terapia Multidimensional conseguimos energizar, harmonizar e alinhar todos os nossos chackras, percebendo uma grande melhora na nossa energia, no nosso físico, emocional e mental. Existem outras técnicas terapêuticas que auxiliam no alinhamento dos chakras, como por exemplo, o Reiki.

Procure sempre pelo seu bem estar.

Com amor, Ana.

 

Ana Serena Holistica, Terapia Multidimensional e Terapia de Ambientes | Contato @anaserena.holistica e 46 9 9985-3419

 

(Visitada 195 vezes, 1 visitas hoje)