Consultoria para Moda Plus Size

Texto | Taís Antunes Pinto – Consultora de Estilo e Imagem

“O ponto de partida quando se fala em moda plus size é liberdade, respeito e responsabilidade. Eu, Taís, como Consultora de Imagem fui me especializando de forma gradativa, por já ter vivido essa experiência e me sentir completamente desassistida pela moda, com poucas referências e sem representatividade. Comprar roupa era um pesadelo pra mim, uma frustração constante.  Era confundida com gestante, já fui olhada com desdém por vendedoras despreparadas e percebi que algumas lojas e algumas marcas não fazem a menor questão de vestir a mulher plus size, isso é uma verdade absoluta.

É inegável que esse mercado é um segmento em ascensão, entre 2016 à 2019 a produção de moda plus size cresceu 300% na região do Braz e do Bom Retiro, em São Paulo. Estudos mostram que 56% da população brasileira tem sobrepeso, desse número 48% são mulheres ou seja, é praticamente ¼ da população feminina brasileira que aparentemente era invisível para a moda até então.

Há 4 anos quando eu comecei na consultoria, as referências bibliográficas eram escassas para esse segmento, no inicio usei muito da minha experiência pessoal, de vestir algumas amigas e algumas colegas de trabalho, eu fui me abastecendo de informações e vivencias.

A começar pelas nomenclaturas pode falar gorda? Plus size? Fofinha? Cheinha? É impressionante como a gente tem medo de ofender e pavor de ser ofendida. Calma meninas é só uma questão de tamanho!

Percebo que existe um medo muito grande e insegurança. Uma mulher acima do peso tem pavor de parecer caricata, inadequada, tem medo de ousar e criam regras para si na esperança de passar despercebidas. Não existe um certo ou errado. Errado é você se sentir inferiorizada, se esconder, deixar de viver momentos felizes porque colocaram na sua cabeça que gorda não pode. Errado é ser infeliz na sua própria pele.

A verdade é que a moda é para todos. Hoje existe um mercado mais inclusivo, com uma moda moderna e estilosa. Eu trabalho muito com a consciência de que a mulher gorda pode tudo, pode saia plissada, pode calça pantalona, pode biquíni, pode ser sexy, linda e livre! Libertar essa mulher, é o foco da minha consultoria.

A consultoria Pluz Size começa pela aceitação e respeito ao corpo grande. São clientes que muitas vezes carregam  traumas, dificuldades, vergonhas e tabus em relação ao vestir-se. As historias de constrangimento são inúmeras.

Depois de uma longa entrevista onde estabelecemos uma relação de confiança, consigo perceber as dores dessa mulher. Juntas criamos um dossiê exclusivo, usável e estiloso, sempre respeitando a rotina e a verdade de cada uma.

Quando conseguimos comunicar quem somos de uma forma objetiva e empoderada a vida fica mais tranquila e feliz. Você se sente confiante para frequentar todos os lugares com segurança pois, sabe que esta comunicando a imagem de uma mulher consciente das suas verdades.

Da cabeça aos pés tudo é minuciosamente estudado. As proporções do corpo, as composições visuais, acessórios que equilibram, maquiagem com efeito de luz e sombra para realçar os traços do rosto, estudo da cartela de cores pessoal para harmonizar, criando um aspecto de jovialidade, com traços marcantes que comuniquem confiança. A consultoria transforma a comunicação visual dessa  mulher. Mudar a visão de desgosto e frustração para algo tranqüilo e feliz, nós precisamos nos vestir todos os dias, logo isso não pode ser um martírio.

Ter uma imagem de confiança desencoraja os comentários maldosos, ninguém é capaz de dizer maledicências para uma mulher confiante, segura, estilosa e dona de si”.

Algumas referências para inspiração.Letticia Munniz é Humorista e Influenciadora | @letticia.munnizFluvia Lacerda | Escritora, Modelo e Influenciadora | @fluvialacerdaRita Carreira | Modelo e Influenciadora | @ritacarreiraa

 

Taís Antunes Pinto | Consultora de Imagem, Estilo e Comportamento | Bacharel em Gestão de Finanças, pós graduada em Gestão de Marketing pela Unipar. Formada em Fotografia, Consultoria de Imagem, Estilo e Negócios de Moda, idealizadora do Projeto Mulheres Extraordinárias. Telefone (46) 9-9983-2042.

(Visitada 610 vezes, 1 visitas hoje)