Expo Revestir 2017 por Liz Ghedin Babinski

A Arquiteta Beltronense Liz Ghedin visitou a Expo Revestir e hoje vai nos contar um pouco sobre as novidades que encontrou em revestimentos. Eu adoro as participações da Liz por aqui. Vamos conhecer tudo o que ela tem à nos mostrar?

“Conhecida por muitos como a “Fashion Week da Arquitetura e Construção”, a 15ª edição da Expo Revestir acabou de acontecer (7-10/3). Estive presente na feira e de maneira breve irei listar alguns destaques do que vi por lá.

A primeira tendência são os porcelanatos em GRANDES FORMATOS. Os porcelanatos medem a partir de 80 cm x 80 cm até 1 m x 3 m cada peça. Os marmorizados conquistaram de vez seu espaço.PEÇAS TRIDIMENSIONAIS continuam em alta e manifestam, além de contrastes, um interessante jogo de luz e sombra. Aqui cito as peças da Santorino e destaco a marca Castelatto, que lançou peças tridimensionais estruturais (linha Colonna), que eu simplesmente amei, e a Lap Mosaicos e seus tridimensionais com iluminação embutida.

ESTAMPADOS ÉTNICOS/TRIBAIS E PADRÕES GEOMÉTRICOS na composição da paginação. Apesar de sabermos que se tratam de produtos industrializados, trazem consigo notável valorização do artesanal, do “handmade” como conceito. Da arte dos azulejos da Lurca às padronagens étnicas/tribais da Oca Brasil que revelam o interesse cada vez maior pelo design e cultura brasileira.

Os PADRÕES GEOMÉTRICOS das micropastilhas da Colormix em contrapartida apostam na simetria mais sóbria e elegante, como na paginação que remete à estampa “pied de poule”da Chanel.

A macro tendência PADRONAGENS RETRÔ, que já vem sendo trabalhada nos últimos tempos, mostra que ainda está com toda a força e não tem previsão de nos deixar. Prova disso são as padronagens dos revestimentos e novas opções de laminados decorativos da Fórmica que ressaltam a idéia de “vestir” a casa através de combinações e sobreposições.

O Stand da DECA merece ser comentado. Escamas em formato de gota d’água revestiam toda a fachada do stand. Do que eram feitas? De papel! O efeito com a iluminação foi um show a parte. Lá dentro o Espaço Deca Jader Almeida, onde está exposta a coleção assinada pelo premiado arquiteto e designer catarinense. Tanto a banheira (maravilhosa!!!) quanto os acessórios, como suportes e papeleiras, tem desenhos de linhas orgânicas e sinuosas de encher os olhos. Ainda são peças conceito, ou seja, não estão sendo comercializadas.

PRODUTOS FAVORITOS

Difícil eleger poucos em meio a tantos lançamentos maravilhosos. Segue minha seleção de favoritos:

1 – A LINHA CLICK do Estúdio DECA. Torneiras com design em perfil retangular de pouca espessura. Os METAIS DOURADOS e ROSÊ continuam reinando absolutos.

2- MOSAICOS Glass Mosaic e os em mármore e swarovski da TESSELA. O meu favorito foi o AMPC 62.909 RETROILUMINADO com desenho marroquinho. Ainda da Tessela os biombos vazados maleáveis em madrepérola se destacam pela beleza e leveza.

3 – Os COBOGÓS e BIOMBOS de ELEMENTOS VAZADOS são outra tendência que permanece firme. Uma dica é abandonar o acabamento esmaltado. Os materiais brutos e crus ganham força em elementos vazados. Agora em 2017 meus favoritos foram o assinado pela designer Calu Fontes para a Decortiles, o da Passeio Revestimentos com suporte para plantas (capa do post) e o cobogó Leno, desenvolvido pelo designer Zanini de Zanine para Solarium. Isso tudo é só uma pequena amostra dos produtos presentes na feira. As possibilidades e combinações são infinitas. Sempre voltamos dessas feiras com mais conhecimento e com a cabeça borbulhando de idéias. Como sempre digo: não abra mão de um bom arquiteto para lhe ajudar a escolher e compor os ambientes.”

Liz Ghedin Babinski | (46) 3524-2552 | Facebook: Liz Ghedin Babinski – Arquitetura e Design De Interiores | www.engebel.com.br/

(Visitada 187 vezes, 1 visitas hoje)