POSE | O Seriado

Hoje a Consultora Taís Antunes Pinto comenta sobre o mundo dos seriados. Febre nos dias atuais e que lançam muitas tendências.

“O seriado POSE (2018) da Netflyx, apresenta de uma forma muito realista a vida dos travestis nos EUA e o surgimento dos bailes LGBTQ nos anos 80, um prato cheio para as amantes da moda maximalista, tão bem representada na série. O bom gosto sempre presente nas produções, o brilho e o glamour de um figurino de encher os olhos, fizeram dessa série uma das mais premiadas da plataforma.

Assistindo ao seriado percebi que alguns elementos dos figurinos foram incorporados ao estilo das mulheres ao longo dos anos. Mesmo sem saber a gente usa, se inspira e copia elementos que foram criados pelo universo das grandes travestis  e drag queens.  A criatividade nos elementos e adereços renderam às mulheres itens que nos deixam exuberantes, lindas e confiantes, eu tenho certeza que você já usou um desses itens.

Listei itens desses universos que incorporamos ao nosso dia a dia:

Mega Hair | Técnica que alonga e dá voluma aos cabelos, foi patenteada nos anos 50, porém se fortaleceu no final dos anos 80 com o surgimento dos bailes gays. Foram “instituidos” concursos de “bate cabelo” muito populares até mesmo no Brasil. Cabelos muito longos, colados ou aplicados temporariamente viraram febre nos anos 90, são mais práticos e fáceis de usar do que perucas. O único impasse é o preço alto, um bom mega hair custa caro, e virou um comercio bastante lucrativo, hoje praticamente todas as estrelas do show business usam ou já usaram megahair.

A cantora Ivete Sangalo adora, sempre usa “Mega” nas suas aprensentações.Unhas Postiças | O alongamento de unhas muito utilizado ultimamente, é criação do universo gay. Alongar unhas com gel, fibras de vidro, porcelana e acrílico são técnicas que ganharam força nos anos 90 no universo drag queen, porque tudo deveria estar impecável para as competições nos bailes.

O alongamento e a decoração das unhas é um mercado que cresce a cada ano. Nail Design é uma  profissão em ascensão.Maquiagem com contorno ou Strobing | É a famosa arte do contorno, caracterizada pelo jogo de luz e sombra para afinar os traços do rosto. A técnica era usada no teatro elisabetano com a finalidade de permitir ao público uma visão mais clara das expressões dos atores. Muito usada pelos travestis e drag quenns para afinar os traços do rosto, deixando mais delicado e feminino, a técnica se popularizou com Kim Kardashian que na época era maquiada por Mario Dedivanovic uma grande referência na técnica do contorno facial.Sapato Meia Pata | Febre nos anos 90, o sapato meia ou sapato plataforma, se fortaleceu com os shows nos bailes gays. Para as apresentações na noite os travestis preferiam botas ou sandálias gladiadoras que ficam mais firmes nos pés proporcionando mais segurança durante as apresentações. Grifes famosas criam modelos icônicos, com saltos altíssimos. As mulheres enlouqueceram com esse modelo, porque as deixavam extremamente altas e eram menos doloridos do que o famosos salto agulha,  o difícil era manter o equilíbrio, principalmente depois de alguns drinks.Sutiã auto adesico de silicone | Usado para decotes insinuantes, esse truque do vestuário feminino foi criado pelos travesti para dar a ilusão de seios.

Paetê | Tecido antigo, muito comum nos tempos da disco music, dos anos 70. Porém, se fortaleceu no final dos anos 80 com apresentações nas casas noturnas,  onde as roupas eram bordadas com lantejoulas gigantescas, franjas e pedrarias, assim conquistaram o coração das mulheres. Paetê é sinônimo de autoconfiança e poder.Cílios Postiços | Alongamento fio a fio, permanentes e cílios que duram vários dias foram técnicas criadas pelo universo gay para destacar os olhos durante as apresentações. Nós incorporamos esse acessório com todas as nossas forças, é inegável que cílios postiços deixam o nosso olhar marcado e poderoso. Mas cuidado, cílios descolados, mal colocados, sem manutenção detonam o seu visual.A verdade é que muitos desses truques e ferramentas, usadas pelas travestis e drag queens vem sendo incorporado ao dia a dia, sempre buscando realçar e valorizar os traços das pessoas. Obviamente esses itens não devem nos escravizar, são elementos para serem usados com cautela, assim como artistas que se apresentam na noite, nos bailes ou shows esses elementos deixam a imagem carregada e inadequada se usadas durante o dia. No mais, divirtam-se com suas imagens, a alegria está na ousadia.

Assistam o seriado POSE, além do figurino impecável, tem musica, dança, representatividade, romance e um pouco de drama, ou seja, tudo o que a gente adora. Se inspirem nos looks e na determinação das personagens cheias de histórias e vivências incríveis.

Taís Antunes Pinto | Consultora de Imagem, Estilo e Comportamento | Bacharel em Gestão de Finanças, pós graduada em Gestão de Marketing pela Unipar. Formada em Fotografia, Consultoria de Imagem, Estilo e Negócios de Moda, idealizadora do Projeto Mulheres Extraordinária00s. Telefone (46) 9-9983-2042.

(Visitada 193 vezes, 1 visitas hoje)