Tânia Maria Penso Ghedin, Diretora de Cultura de Francisco Beltrão, de 2001 a 2012.
Ela esta sendo homenageada por sua trajetória e dedicação à Cultura de Francisco Beltrão, momento justo na sua vida. Quem tem o prazer de conviver ou já ter dividido momentos de trabalho ou da vida com a Tânia sabe do que estou falando. Ela não é somente uma mulher apaixonada e dedicada pelo o que faz, ela é sim de uma Diva!
Tânia é bela, clássica, elegante, querida, uma mulher inspiradora. Seus olhos e suas expressões faciais enquanto conversamos nos convencem e prendem a nossa atenção. Seu tom de voz extremamente agradável, seu gesticular de mãos nos permite observar como é bom ter uma mulher forte e delicada como ela por perto.
A Tânia tem minha admiração, assim como suas filhas Audrey, Liz, Priscila e Patricia que com certeza herdaram toda a beleza, delicadeza e legado da mãe. A Tânia faz parte de um seleto grupo de mulheres que acreditam e trabalham para ver o município e a vida das pessoas melhor – ainda que a longo prazo. Sim, temos grandes mulheres aqui em Francisco Beltrão que nos enchem de orgulho mas, hoje o dia é dela. Ela que nos enalteceu como município, que dedicou muitos anos da vida à cultura da nossa cidade, defendendo nossas qualidade e belezas. Por isso hoje o dia é de festejar e agradecer. Muito obrigada por sua dedicação à nós cidadãos de Beltrão, por que do que é feito um município senão de pessoas ?
Tânia Maria Penso Ghedin nasceu em 1960, em Francisco Beltrão. É filha dos pioneiros Florindo e Juracy Penso. É casada há 41 anos com o Engenheiro Civil Valnei Ghedin, com quem tem 4 filhas e 2 netos.
Apaixonada pela arte, iniciou os estudos de piano aos 6 anos de idade. Foi professora de música e Diretora do Departamento Municipal de Cultura por 12 anos consecutivos.
Hoje, dia 12 de março de 2018 ela recebe uma “Moção de Aplausos” pelos relevantes serviços prestados à Cultura de Francisco Beltrão. Essa homenagem é iniciativa do casal Elair e Marli Ozorio, apoiada pelo Vereador Aires Tomazoni e pela Presidente Elenir Maciel, aceita por unanimidade na Câmara dos Vereadores.
Obras e Realizações em Destaque
Fundação do “Museu da Colonização”, inaugurado em 2004, que fica no Parque de Exposições Jayme Canet Jr.
Restauração da antiga Capela São Cristóvão, no Bairro São Cristóvão.
Restauração e correção das mãos do Cristo Redentor, no Morro do Calvário, em 2007.
Memorial de Francisco Beltrão – Acervo Municipal de História e Arte, inaugurado em 2012. Na foto, Tânia com as filhas Aldrey Ghedin Feiten e Patrícia Ghedin.
Construção do Monumento da “Revolta dos Posseiros”, no Calçadão.
Construção do “Monumento ao Pioneiro”, na CANGO.
Busto de Francisco Beltrão – Escultura em bronze, apresentada no Espaço Cultura, com a presença do Prefeito Wilmar Reichembach e secretários.
Madrinha do Jubileu de Ouro / Entrega do Caderno Cultural sobre a Guarda de São Cristóvão ao Presidente Adão Carvalho.
Resgate da História de Francisco Beltrão – Edição da coletânea de 11 Cadernos Culturais e 5 Álbuns Históricos do município, verdadeiro inventário do patrimônio cultural, artístico e social de Francisco Beltrão.
O reconhecimento público veio através do Título de Cavalariana Honorária, de nove Destaques do Ano, do Troféu de Empreendedora Cultural do Paraná, da Homenagem pelo pioneirismo na música em Francisco Beltrão e região, e da Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores.
Exposição sobre a arte do Carnaval Brasileiro, no Pavilhão da Cultura, na Expobel.
Tânia, Ari Grutzmann (Maestro do Coral Municipal), e os integrantes da Família Lima, no Show Natal de Luz.
Atividades e eventos comemorativos ao Cinquentenário do Município, em 2002, ao Cinquentenário da Revolta dos Posseiros, em 2007, e ao Sexagésimo aniversário do município, em 2012.
Produção do Natal Ecológico, mais tarde conhecido como Natal de Luz, envolvendo a decoração natalina da cidade, programação de eventos e o grande Show de Abertura, realizado durante 10 anos consecutivos. Na foto, com o Papai Noel oficial do Brasil.
Tânia recebe no palco do Espaço da Arte, a pianista Eudóxia de Barros, referência na música clássica nacional.
Arte na Praça – Tânia e seu encantamento e respeito pelo trabalho dos artistas.
Tânia e o Diretor e Ator Vilmar Mazzetto. Nos 12 anos de trabalho diante do Departamento de Cultura, seus projetos visaram o incentivo, encorajamento, surgimento e fortalecimento dos artistas, músicos, dançarinos, atores, escritores, escultores, artesãos, dos grupos folclóricos, grupos tradicionalistas, de professores, das escolas de artes e dos produtores culturais do nosso município.
No resgate e registro histórico da memória dos pioneiros que colonizaram esta região, Tânia entrevista o primeiro Prefeito de Francisco Beltrão, Dr. Rubens da Silva Martins, que recebeu Mérito Cultural.
Gratidão à equipe do Departamento de Cultura. Na foto, Carmem Sandra Guidini, Marli Marcello, Claudina Menin e Junior Terra.
Leodir Silva, Sandra Baggio, Gorete Brancalione, Claudina Menin e Marlene Grippa.
Marli Marcello, Adri Israel e Josy Balbinot.
O apresentador Valdecir Costa, do programa Mix Total, representando a imprensa beltronense que sempre divulgou e apoiou a Cultura.
Imagens| Acervo Pessoal