Água

Texto | André Molina – Educador Físico

“Você é do tipo que toda água seguidamente ou só quando sente sede?

Se é do primeiro grupo parabéns, mas se respondeu que só quando sente sede, está mais que na hora de educar seu corpo.

A maioria das pessoas que consome baixa quantidade de água faz isso porque involuntariamente condicionou seu organismo à consumir pouca água. Nosso corpo precisa ser educado para várias coisas – como beber água, dormir, comer com controle… se não estimularmos o consumo da água, ele entende que é normal viver assim.

Claro que existe uma diferença de quantidade de água de pessoa para pessoa, o clima também contribui. Temperatura quente nos induz a consumir mais água. Alguns estudos falam do consumo de 30 ml até 50 ml por quilo corporal, eu particularmente prefiro ficar no meio termo 40ml, então a conta é simples, vou dar um exemplo, você multiplica 40 ml x peso = XXXX litros.

Agora, falando especificamente para quem faz treinamento físico a água é ainda mais importante. Já que sabemos que nosso corpo é constituído de 70% de água, logo nossa musculatura também é rica nisso. Pois, não adianta em nada cuidar na dieta ingerindo os alimentos corretos e não beber a quantidade necessária de água.Para você que busca um desenvolvimento corporal, preste muita atenção a esse consumo correto e constante. Não há necessidade de consumir água durante o treino, a não ser que seja um esporte de desgaste excessivo com muita transpiração, nos demais treinos fazendo a ingestão antes ou logo após o treino já é o suficiente para irrigar o corpo. Lembre-se isso é uma questão muito particular, pois tem pessoas que gostam do consumo de água durante o treino, já tem outras que não!

De uma maneira geral, independente se você busca performance física ou somente viver bem, consuma regularmente água. Veja bem, é “ÁGUA” não outras bebidas, nada de ficar tomando “suquinho” ou chá e contar como água, faça o consumo correto e verá o quanto de benefícios isso lhe trará.

Tenha uma garrafinha somente sua, assim fica mais fácil mensurar quanto de água você consome por dia. Não espere sentir sede, tenha regularidade para beber água. Treine o seu corpo para se acostumar a consumir água, depois de um tempo você verá que sentirá necessidade e será naturalmente induzido a beber.

QUEBRE A REGRA, seja você seu melhor treinador!”

 

André Molina | CREF 010593-G/PR |www.mundosaude.club | Instagram.com/eusouandremolina

 

 

(Visitada 21 vezes, 1 visitas hoje)