Exercício Físico É Essencial

Por | André Molina – Educador Físico

Com a nova realidade que estamos vivendo, as pessoas que ainda não tinham um olhar atencioso à saúde, agora o tem, e isso é muito importante. Para aqueles que já se cuidavam isso era uma rotina, alimentação equilibrada, exercício físicos regulares, boas noites de sono, higienização pessoal em dia, etc. Mas para aqueles que tinham outras prioridades, essa nova fase não está sendo muito fácil, pois você readaptar a sua rotina diária, colocando em primeiro lugar a sua saúde e também daqueles que estão próximos é um desafio, mas se pararmos para analisar, nossa vida é feita de desafios e mudanças e cabe a cada um achar a melhor forma de se adequar aos novos tempos.

Falando em especial do exercício físico, para nós profissionais de Educação Física, já sabíamos há muito tempo que é essencial, mas nos primeiros dias de isolamento social as academias e espaços de práticas esportivas, foram fechados para a não proliferação do Covid-19, só que ao mesmo tempo sabíamos da importância de permanecermos ativos fisicamente, pois a baixa imunidade poderia se tornar um risco. Ai começou uma corrida para nós profissionais tentarmos nos readequar de uma forma que pudesse atender nossos alunos e não deixar eles desamparados, atendimento a domicilio, aulas on line. Era o que nos restava, mesmo assim não era possível atender a demanda que tínhamos, aos poucos alguns estados/cidades flexibilizaram a pratica do exercício físico e no dia 11 de maio o governo federal enquadrou as academias como atividades essenciais, dando assim uma luz, mas claro sempre respeitando as determinações do Ministério da Saúde. O uso do álcool na limpeza dos aparelhos já era uma pratica nas academias antes mesmo da pandemia, o que precisou ser adequado foi o distanciamento das pessoas, uso da máscara, número de pessoas por ambiente, higienização das mãos constantemente e tempo de permanência no estabelecimento, para assim poder atender a todos.Sabemos que a pratica regular de exercícios físicos é essencial porque promove inúmeros benefícios em nosso corpo e mente, ao meu ver não é coerente impedir as pessoas de se exercitarem independente do ambiente interno ou externo, desde que este individuo tome todas os cuidados necessários para a não contaminação sua e de outros.

Não podemos neste momento tão delicado de nossas vidas, nos tornarmos sedentários e com maus hábitos alimentares, isso sim seria um risco enorme. Trabalhar nosso corpo e nossa mente nesse momento é uma maneira ótima de passarmos por tudo que estamos vivendo, criar rotinas é a melhor saída para condicionarmos nossa mente a não cair no ócio, ficar em casa para aqueles que podem, é muito bom, mas isso não significa ficar parado. Então bora se mexer buscar alternativas saudáveis, sempre buscando orientação de profissionais habilitados e qualificados.

Tudo irá passar e logo nos encontraremos praticando um esporte, passeando no parque ou fazendo uma outra atividade que movimente nosso corpo, pois isso é essencial.

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | instagram.com/molina_personal | facebook.com/andre.molina.33

(Visitada 60 vezes, 1 visitas hoje)