Você sabe o que é Síndrome Metabólica?

Com a grande mudança nos hábitos de vida dos dias atuais, o aumento da ingestão de comidas processadas, com alto valor calórico e a pouca prática de exercícios físicos, faz com que a obesidade se torne uma consequência e, com ela outros fatores de risco a saúde são associados.

A Síndrome Metabólica é caracterizada pela presença de pelo menos três componentes de risco, representados a baixo.Quase todos os componentes da síndrome metabólica são inimigos ocultos, pois não provocam sintomas e isso é preocupante, representam fatores de risco para doenças cardiovasculares graves. Os fatores genéticos, má alimentação e a inatividade física estão entre os principais fatores para o surgimento da síndrome.

Nesse momento, nossa a contribuição enquanto profissionais de educação física é o diferencial,  sabemos da importância da pratica do exercício físico regular desde a infância até nosso envelhecimento, aliado aos bons hábitos alimentares, é claro. Como professores de educação física, não podemos prescrever dietas alimentares, pois isso cabe a um profissional habilitado. Podemos reforçar a cobrança junto aos nossos alunos com o que ele ingere e também estimular a procurar um profissional que possa lhe dar esse suporte, de maneira correta.

Infelizmente, há uma grande parcela da população que precisa primeiro estar com algum problema de saúde para depois buscar ajuda, é comprovado que quanto mais o indivíduo for ativo fisicamente e melhorar sua dieta alimentar, existirá a redução expressiva da circunferência abdominal e a gordura visceral baixa, causando uma melhora significativamente a sensibilidade a insulina, podendo assim, prevenir e retardar o aparecimento da diabetes tipo 2.

Os exercícios aeróbicos e de força são recomendados como forma de prevenção e tratamento para SM, prescritos por profissionais habilitados. Evite as receitas prontas e principalmente seguir treinos que encontrou na Internet, pois você não sabe se aquele é o treino ideal para sua necessidade.

Por mais que hoje em dia aconteça a prática de exercícios físicos, os 150 minutos semanais recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), está abaixo do ideal. Se as pessoas se movimentassem o mínimo de 150 minutos, já ajudaria a reduzir risco cardiovascular, diabetes tipo 2 e por consequência reduzir o risco de síndrome metabólica.

O que observamos são crianças e jovens sedentários e com maus hábitos alimentares, muito provavelmente se tornaram adultos com problemas de saúde. Pais estimulem seus filhos desde cedo a prática esportiva. O exemplo é sempre o melhor, demonstre para os seus filhos o quanto vocês se cuidam, pois não adianta nada reprende-los, se o bom exemplo não é dado.

Pense nisso.

 

André Molina | CREF 010593-G/PR |instagram.com/molina_personal | facebook.com/andre.molina.33

Clinica do Exercício | Rua Alagoas, 1039, Francisco Beltrão/PR | 46 9 9912 5005.

(Visitada 72 vezes, 1 visitas hoje)