Musculação X Mulheres

Era comum as mulheres iniciarem sua “vida fitness” na dança, ballet, ginástica artística quando criança, e a musculação sempre foi relacionada à ganho de músculos, surgindo um preconceito até entre as mulheres que achavam que treinando musculação ficariam masculinizadas. Na academia, era mais comum ver as mulheres na sala de ginástica, fazendo aula de aeróbica, dança e ginástica localizada e os homens na musculação.

Hoje, felizmente, os tempos são outros, acredito que a mídia tem ajudado para que as mulheres se interessem por musculação, com o aparecimento de “musas fitness”, modelos mais saradas na TV, corpos definidos com músculos aparentes, porém femininas, foi acabando aquele mito que mulher ficava masculinizada se treinasse musculação. As pessoas foram tendo mais informações sobre a diferença de mulheres atletas de fisiculturismo e mulheres apenas praticantes de musculação como forma de lazer e qualidade de vida.

A matéria de hoje, autoria do Educador Físico André Molina trata da Musculação Feminina e acrescenta os benefícios para a sua prática.

“Foi o tempo em que os homens eram a maioria na área da musculação na academia. Hoje podemos dizer que isso praticamente se igualou, as mulheres tomaram gosto de vez pela pratica. A musculação feminina se difundiu por alguns motivos, podemos enumerar dois principais: mais conhecimento dos seus benefícios e as redes sociais.

A musculação, assim como várias outras práticas esportivas tem inúmeros benefícios, desde que feita da forma correta e bem orientada. Vamos a alguns deles:

– Maior queima de gordura | Musculação aumenta a velocidade do metabolismo e o efeito não se limita apenas ao horário do treino. Isto acontece devido ao aumento de mitocôndrias nas células. Sem entrar em detalhes técnicos, quanto mais isto acontecer, mais você queima gordura diariamente.

– Mais energia |Treinar pesado estimula a liberação de químicos no cérebro que farão você se sentir bem, alterando seu humor durante o restante do dia.

– Mais saúde cardíaca | Auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) enquanto eleva o colesterol bom (HDL), que são fatores que podem influenciar positivamente a saúde cardíaca.

– Mais saúde óssea | Osteoporose é um problema cada vez mais comum entre mulheres, principalmente pela falta de exercícios que sobrecarregam o corpo. Ao fazer musculação pesada, você estimula o corpo a aumentar a densidade óssea para se adaptar às cargas impostas pelo treino.

Eu citei somente quatro benefícios, mais existem muitos outros, o importante da musculação é manter a constância, não pense que treinando somente um mês já irá ter resultados extraordinários, você notará diferença na sua disposição e força muscular.

Um dos maiores mitos da musculação feminina é o receio de algumas mulheres em ficar com o corpo “masculinizado”. Mulheres, não é tão fácil assim ganhar massa muscular como pensam, principalmente vocês com tanta oscilação hormonal, também irá depender muito do tipo de treino executado, mas mesmo assim esse mito ainda existe.

O importante é se movimentar, recomendo a musculação para todas, indiferente da idade, levando em consideração suas limitações físicas e sempre procurando uma boa orientação”.

André Molina

CREF 010593-G/PR

facebook.com/andre.molina.33

instagram.com/molina6012

(Visitada 79 vezes, 1 visitas hoje)